Em um cenário que lembra a Guerra Fria, mas com muito maior interdependência econômica entre as superpotências, como deve se conduzir o Brasil em suas relações internacionais? Como compatibilizar o realismo indispensável à política externa com os valores democráticos defendidos em nossa Constituição? Como contribuir para a redução dos conflitos internacionais e para o fortalecimento da cooperação indispensável à superação de desafios civilizatórios que exigem soluções globais?
A Fundação FHC tem acompanhado os processos de mudança global e, por meio de debates, publicações e vídeos, procura contribuir para identificar caminhos que ajudem o Brasil a encontrar seu rumo num mundo marcado por perigos, mas também novas oportunidades. Reunimos nesta página alguns desses conteúdos.
Journal of Democracy em Português
Journal of Democracy em Português – Edição de outubro de 2024
Temas desta edição: crise e reforma da democracia; os regimes autocráticos e os direitos LGBTQ+; o apelo da extrema direita entre os jovens da Europa Centro-Oriental; os fenômenos Bukele (El Salvador) e Claudia Sheinbaum (México); e a construção da democracia no Sul da África.
Leia maisDebates
A posição do Japão em um mundo cada vez mais incerto
Neste webinar — promovido pela Fundação FHC e Japan House São Paulo — conversamos com Yuki Tatsumi, uma das maiores especialistas japonesas em segurança, defesa e relações internacionais.
Leia maisA política externa do governo Lula 3: os desafios do Brasil em um mundo em crise
Participaram deste webinar: Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores, Laura Trajber Waisbich, pesquisadora do Instituto Igarapé, e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente.
Leia maisFHC: Ação Política
O protagonismo que o Brasil exerceu na América Latina
Em seus dois mandatos, Fernando Henrique soube dar ao país um papel de relevância na condução dos temas políticos, econômicos e diplomáticos do continente
Leia maisFura Bolha
Aloysio Nunes e Carlos Ominami
Este episódio tem como tema central a seguinte pergunta: como a América do Sul pode se posicionar neste novo cenário internacional, em que a China desafia a hegemonia dos EUA em termos políticos, econômicos e militares?
Assista