Minidocs
16 de junho de 2025

BRICS e a nova ordem global multipolar

    A sétima temporada da série de minidocumentários originais da Fundação FHC examina os caminhos, dilemas e oportunidades que a participação do Brasil representa no BRICS, em um cenário marcado pela intensificação da rivalidade entre Estados Unidos e China.

    A presença brasileira em um grupo tão diverso levanta questões importantes: o que sustenta a coesão do bloco? Quais são as implicações da sua recente expansão? E qual é o peso real da China nas decisões do BRICS?

    Para refletir sobre essas e outras perguntas, seis especialistas (veja abaixo) compartilham suas análises nesta nova edição do Vale a Pena Perguntar.

    Vale a Pena Perguntar – o futuro começa com boas perguntas.

    Essa temporada é dividida em quatro episódios e quatro pílulas:

    Capa do vídeo
    Episódio

    BRICS: uma nova ordem global multipolar?

    Analisa a trajetória, expansão e contradições do BRICS, mostrando como esse bloco heterogêneo de países emergentes tenta influenciar a governança internacional.

    Capa do vídeo
    Episódio

    Brasil no BRICS: presidência e contradição

    Explora o papel da presidência do Brasil no BRICS e sua influência para agendas como clima e transição energética. Discute o esforço contínuo do país para afirmar sua relevância global e os desafios da imagem antiocidental do bloco, influenciada por Rússia, China e novos membros.

    Capa do vídeo
    Episódio

    Poder econômico do BRICS: desdolarização e Novo Banco de Desenvolvimento

    Analisa os limites e ambições econômicas do BRICS, com foco na agenda de desdolarização e na atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do BRICS). Explora o impacto de tensões globais no bloco, como a guerra na Ucrânia e a eleição de Trump.

    Capa do vídeo
    Episódio

    Papel da China no BRICS: a potência do Sul Global

    Discute o papel da China no BRICS e os dilemas geopolíticos que emergem da assimetria entre os membros. Explora os desafios do Brasil para equilibrar a dependência econômica e a busca por alianças Sul-Sul.

    Capa do vídeo
    Pílula

    Venezuela no BRICS?

    Nesta pílula da série “Vale a Pena Perguntar – BRICS e a nova ordem global”, Guilherme Casarões analisa os motivos que possivelmente orientaram a decisão do Brasil de vetar a entrada da Venezuela no BRICS.

    Capa do vídeo
    Pílula

    BRICS e transição energética

    Nesta pílula da série “Vale a Pena Perguntar – BRICS e a nova ordem global”, Larissa Basso faz um panorama do perfil de emissões dos países do BRICS, destacando os desafios do bloco em relação à transição energética e o papel do Brasil em liderar esse debate.

    Capa do vídeo
    Pílula

    Índia e transição energética

    Nesta pílula da série “Vale a Pena Perguntar – BRICS e a nova ordem global”, Marianna Albuquerque discorre sobre a posição da Índia frente à transição energética e ao combate das mudanças climáticas, dado o seu contexto histórico e geográfico.

    Capa do vídeo
    Pílula

    O BRICS representa o Sul-Global?

    Nesta pílula da série “Vale a Pena Perguntar – BRICS e a nova ordem global”, Fernanda Magnotta fala sobre o conceito de Sul Global, seus limites e vantagens, e como ele se aplica ao BRICS, dada a ambiguidade de países como China e Rússia.

    Especialistas entrevistados:

    Ana Garcia
    Professora adjunta de Relações Internacionais e do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É membro da diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e pesquisadora associada do BRICS Policy Center (PUC-Rio), onde foi diretora entre 2021 e 2023. 

    Guilherme Casarões
    Cientista político e professor da FGV EAESP. Foi professor visitante da Brown University e é coordenador do Observatório da Extrema Direita. Realiza pesquisas na área de política externa brasileira e extrema direita global.

    Fernanda Magnotta
    Doutora pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), coordenadora de Relações Internacionais da FAAP e Senior Fellow do CEBRI. É analista internacional da CNN Brasil. Foi bolsista Fulbright na University of Southern California e Global Fellow do Wilson Center.

    Larissa Basso
    Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, é doutora em Relações Internacionais (UnB), mestre em Políticas Públicas Ambientais (University of Cambridge) e em Direito Internacional (USP), e graduada em Direito (USP). Foi pesquisadora na University of California San Diego e na Stockholm University e consultora do Ipea. Trabalha com políticas ambientais e climáticas, em negociações internacionais e dinâmicas domésticas, desde 2013.

    Marianna Albuquerque
    Professora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ (IRID-UFRJ), Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e Raisina Fellow da Observer Research Foundation (ORF-India). Possui pós-doutorado em Ciências Militares (ECEME) e é doutora e mestra em Ciência Política (IESP-UERJ).

    Pedro Dallari
    Professor titular de Direito Internacional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e membro da Comissão de Direitos Humanos da Universidade, desempenhou funções especializadas junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de DesenvolA sétima temporada da série Vale a Pena Perguntar já está no ar — e, desta vez, acompanhada de uma publicação que aprofunda os debates da série em texto.vimento (BID) e coordenou a Comissão Nacional da Verdade (CNV)