Petróleo e Transição Energética
No sétimo vídeo da série original “Ponto a Ponto”, que contou com apoio do Instituto Arapyaú, Clarissa Lins e Natalie Unterstell conversam sobre o papel do petróleo na transição energética e as escolhas que o Brasil terá de fazer sobre a exploração ou não de novas reservas petrolíferas.

As duas especialistas discutem os dilemas colocados pela chamada “Margem Equatorial”, extensa área que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, abrangendo a Foz do Amazonas, onde há indicações de existir grande quantidade de petróleo em águas profundas. Haveria uma contradição entre, de um lado, a eventual exploração dessas reservas e, de outro, os nossos compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa e a nossa ambição de contribuir para a descarbonização do planeta?
Clarissa Lins: “Temos condições de abrir mão da renda do petróleo nos próximos 20 anos? Talvez não.”
Natalie Unterstell: “A aposta no pré-sal nos trouxe muitos frutos, é inegável. Precisamos agradecê-los e dizer: ‘muito obrigada, agora vamos para outra fase’.”

Petróleo e transição energética
Especialistas deste episódio: Clarissa Lins, economista e sócia-fundadora da Catavento, consultoria especializada em energia e clima; e Natalie Unterstell, mestre em políticas públicas pela Harvard University e presidente do Instituto Talanoa.
Conheça as especialistas:

Clarissa Lins — economista, é sócia-fundadora da Catavento, consultoria especializada em energia e clima, e membro do Conselho Consultivo Internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Foi CEO do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e integrou a equipe do Plano Real no Ministério da Fazenda.

Natalie Unterstell — mestre em políticas públicas pela Harvard University, é presidente do Instituto Talanoa, centro de inteligência sobre políticas climáticas. Foi diretora de desenvolvimento sustentável da Presidência da República e fez parte da equipe negociadora brasileira na Convenção do Clima da ONU.
Ponto a Ponto
Disponível gratuitamente, o Ponto a Ponto traz diálogos baseados em evidências entre duas personalidades de referência em suas áreas sobre temas críticos para o desenvolvimento e a democracia, com o objetivo de encontrar um caminho comum e viável entre os seus pontos de vista.
Apoio
