Liberdade de expressão e atuação do Judiciário
Disponível gratuitamente, a série “Ponto a Ponto” traz diálogos baseados em evidências entre duas personalidades de referência em suas áreas sobre temas críticos para o desenvolvimento e a democracia, com o objetivo de encontrar um caminho comum e viável entre os seus pontos de vista.
No terceiro episódio da série, Clarissa Gross e Pierpaolo Bottini conversam sobre os limites à liberdade de expressão em casos de discursos antidemocráticos. Também discutem a atuação do Poder Judiciário no julgamento desses discursos.
Pierpaolo Bottini: “Até enquanto sociedade, temos uma certa dificuldade para entender até onde aceitamos ou não a liberdade de expressão.”
Clarissa Gross: “As pessoas têm poucas condições de se orientar em cada um dos contextos expressivos a respeito dos limites do que elas, ao fim e ao cabo, podem ou não dizer.”
Liberdade de expressão e atuação do Judiciário
Especialistas deste episódio: Clarissa Gross, professora da FGV Direito SP, e Pierpaolo Bottini, professor da Faculdade de Direito da USP.
Conheça os especialistas:
Clarissa Gross – bacharel em Direito, doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito (Universidade de São Paulo), é professora da FGV Direito SP e coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia. É membra fundadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e do Instituto Tornavoz.
Pierpaolo Bottini – advogado criminalista, doutor em Direito (Universidade de São Paulo), é professor da Faculdade de Direito da USP e coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB. Foi secretário da Reforma do Judiciário, do governo federal (2005-2007).