28 de maio de 2024

Journal of Democracy em Português – Edição de maio de 2024

Um dos destaques desta edição é o artigo “A surpreendente resiliência da democracia”, escrito pelos cientistas políticos Steven Levitsky e Lucan A. Way.

Baixar gratuitamente!

A resiliência da democracia no século 21, as relações ainda pouco conhecidas entre as crises climática e das democracias no mundo, as complexas relações entre monarquias do Golfo Pérsico e democracias ocidentais, o estado do regime do General Abdel Fattah al-Sisi no Egito, a reação aos direitos LGBTQI por parte de regimes autocráticos e iliberais e a evolução da democracia na África Subsaariana são os destaques desta edição.

Assista à apresentação desta edição por Sergio Fausto, diretor da Fundação FHC e coeditor do Journal of Democracy em Português

Artigos desta edição:

A surpreendente resiliência da democracia
Steven Levitsky e Lucan A. Way

No artigo de abertura, os cientistas políticos Steven Levitsky (Harvard University) e Lucan A. Way (University of Toronto) apresentam uma perspectiva alternativa sobre a trajetória da democracia global. Eles sugerem que, apesar do desaparecimento das condições globais que favoreceram a terceira onda democrática no final do século 20, a democracia tem demonstrado uma resiliência inesperada ao longo do século 21: “Mudanças sociais, econômicas e tecnológicas de longo alcance representam desafios, mas também empoderam forças pró-democracia em todo o mundo.”

DOWNLOAD GRATUITO

Países do Golfo Pérsico e sharp power: de aliados a adversários
Christopher Davidson

Aliados ou adversários? O segundo artigo, de Christopher Davidson, oferece uma visão detalhada sobre a evolução das monarquias do Golfo Pérsico – Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Qatar – em relação às democracias ocidentais. Antes aliados sólidos, esses regimes passaram a adotar posturas mais hostis contra os Estados Unidos e a Europa, envolvendo-se em espionagem, ações de influência e ciberataques, tornando as relações com o Ocidente cada vez mais complexas e imprevisíveis. “A futura cooperação política entre o Golfo Pérsico e o Ocidente está longe de ser algo garantido, e o Ocidente precisará reavaliar suas prioridades de segurança nacional em relação ao Golfo”, escreve.

O autocrata em formação: 10 anos do regime Sisi
Hesham Sallam

O terceiro texto, escrito por Hesham Sallam, analisa o estado do regime do General Abdel Fattah al-Sisi pouco mais de dez anos após ele assumir a Presidência do Egito, depois de liderar um golpe militar em 2013 que colocou fim às expectativas de democratização do país após a Primavera Árabe: “O autocrata Sisi consolidou o poder eliminando adversários, recompensando os militares e fechando todos os canais de expressão política e dissidência. No entanto, enfrenta dificuldades para construir apoio fora do establishment de segurança que o protege.”

DOWNLOAD GRATUITO

A resistência global aos direitos LGBTQI
Phillip Ayoub e Kristina Stoeckl

O quarto artigo, do cientista político Phillip Ayoub e da socióloga Kristina Stoeck, analisa a reação global aos direitos LGBTQI por parte de regimes autocráticos e políticos iliberais apoiados por redes conservadoras transnacionais. “A resistência global aos direitos LGBTQI representa um sério desafio à democracia liberal porque mina o compromisso liberal com o igualitarismo dos direitos humanos, enfraquece as instituições internacionais e utiliza o pluralismo democrático como uma arma de polarização de discurso em guerras culturais persistentes”, escrevem.

DOWNLOAD GRATUITO

Crise climática e crise da democracia? Um mapeamento dos desafios para as democracias em um mundo que aquece
Luiza Veronese Lacava, Marina Slhessarenko Fraife Barreto e Mônica Sodré Pires

Em artigo inédito, Luiza Veronese LacavaMarina Slhessarenko Fraife Barreto e Mônica Sodré exploram a complexa relação entre democracia e mudança climática, mostrando os principais desafios que a permeiam e os pontos de veto específicos da situação brasileira. “Como a questão climática influencia os regimes democráticos? Como a democracia pode governar o clima? Qual a relação entre clima e democracia no Brasil? Entender essas sinergias e descompassos pode nos ajudar a atravessar algumas das crises que vivemos e que continuam latentes.”

DOWNLOAD GRATUITO

A integração da África nas finanças internacionais e suas consequências políticas
Nicolas Lippolis

Fechando esta edição, o artigo inédito de Nicolas Lippolis faz um balanço da evolução democrática na África Subsaariana no século 21 – período marcado pela consolidação da recuperação econômica de diversos países africanos, iniciada na segunda metade dos anos 1990, e pela integração do continente às finanças internacionais. “A estrutura socioeconômica desses países tem impedido maiores avanços na distribuição de poder político e, consequentemente, na institucionalização da democracia”, escreve.

DOWNLOAD GRATUITO

Journal of Democracy em Português faz parte da Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação FHC e do Centro Edelstein e está disponível em versão eletrônica, gratuita e semestral.