Journal of Democracy em Português – Edição de maio de 2024
Um dos destaques desta edição é o artigo “A surpreendente resiliência da democracia”, escrito pelos cientistas políticos Steven Levitsky e Lucan A. Way.
Baixar gratuitamente!A resiliência da democracia no século 21, as relações ainda pouco conhecidas entre as crises climática e das democracias no mundo, as complexas relações entre monarquias do Golfo Pérsico e democracias ocidentais, o estado do regime do General Abdel Fattah al-Sisi no Egito, a reação aos direitos LGBTQI por parte de regimes autocráticos e iliberais e a evolução da democracia na África Subsaariana são os destaques desta edição.
Assista à apresentação desta edição por Sergio Fausto, diretor da Fundação FHC e coeditor do Journal of Democracy em Português.
Artigos desta edição:
A surpreendente resiliência da democracia
Steven Levitsky e Lucan A. Way

No artigo de abertura, os cientistas políticos Steven Levitsky (Harvard University) e Lucan A. Way (University of Toronto) apresentam uma perspectiva alternativa sobre a trajetória da democracia global. Eles sugerem que, apesar do desaparecimento das condições globais que favoreceram a terceira onda democrática no final do século 20, a democracia tem demonstrado uma resiliência inesperada ao longo do século 21: “Mudanças sociais, econômicas e tecnológicas de longo alcance representam desafios, mas também empoderam forças pró-democracia em todo o mundo.”
DOWNLOAD GRATUITOPaíses do Golfo Pérsico e sharp power: de aliados a adversários
Christopher Davidson

Aliados ou adversários? O segundo artigo, de Christopher Davidson, oferece uma visão detalhada sobre a evolução das monarquias do Golfo Pérsico – Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Qatar – em relação às democracias ocidentais. Antes aliados sólidos, esses regimes passaram a adotar posturas mais hostis contra os Estados Unidos e a Europa, envolvendo-se em espionagem, ações de influência e ciberataques, tornando as relações com o Ocidente cada vez mais complexas e imprevisíveis. “A futura cooperação política entre o Golfo Pérsico e o Ocidente está longe de ser algo garantido, e o Ocidente precisará reavaliar suas prioridades de segurança nacional em relação ao Golfo”, escreve.
DOWNLOAD GRATUITOO autocrata em formação: 10 anos do regime Sisi
Hesham Sallam

O terceiro texto, escrito por Hesham Sallam, analisa o estado do regime do General Abdel Fattah al-Sisi pouco mais de dez anos após ele assumir a Presidência do Egito, depois de liderar um golpe militar em 2013 que colocou fim às expectativas de democratização do país após a Primavera Árabe: “O autocrata Sisi consolidou o poder eliminando adversários, recompensando os militares e fechando todos os canais de expressão política e dissidência. No entanto, enfrenta dificuldades para construir apoio fora do establishment de segurança que o protege.”
DOWNLOAD GRATUITOA resistência global aos direitos LGBTQI
Phillip Ayoub e Kristina Stoeckl

O quarto artigo, do cientista político Phillip Ayoub e da socióloga Kristina Stoeck, analisa a reação global aos direitos LGBTQI por parte de regimes autocráticos e políticos iliberais apoiados por redes conservadoras transnacionais. “A resistência global aos direitos LGBTQI representa um sério desafio à democracia liberal porque mina o compromisso liberal com o igualitarismo dos direitos humanos, enfraquece as instituições internacionais e utiliza o pluralismo democrático como uma arma de polarização de discurso em guerras culturais persistentes”, escrevem.
DOWNLOAD GRATUITOCrise climática e crise da democracia? Um mapeamento dos desafios para as democracias em um mundo que aquece
Luiza Veronese Lacava, Marina Slhessarenko Fraife Barreto e Mônica Sodré Pires

Em artigo inédito, Luiza Veronese Lacava, Marina Slhessarenko Fraife Barreto e Mônica Sodré exploram a complexa relação entre democracia e mudança climática, mostrando os principais desafios que a permeiam e os pontos de veto específicos da situação brasileira. “Como a questão climática influencia os regimes democráticos? Como a democracia pode governar o clima? Qual a relação entre clima e democracia no Brasil? Entender essas sinergias e descompassos pode nos ajudar a atravessar algumas das crises que vivemos e que continuam latentes.”
A integração da África nas finanças internacionais e suas consequências políticas
Nicolas Lippolis

Fechando esta edição, o artigo inédito de Nicolas Lippolis faz um balanço da evolução democrática na África Subsaariana no século 21 – período marcado pela consolidação da recuperação econômica de diversos países africanos, iniciada na segunda metade dos anos 1990, e pela integração do continente às finanças internacionais. “A estrutura socioeconômica desses países tem impedido maiores avanços na distribuição de poder político e, consequentemente, na institucionalização da democracia”, escreve.
O Journal of Democracy em Português faz parte da Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação FHC e do Centro Edelstein e está disponível em versão eletrônica, gratuita e semestral.