Conexão América Latina – Chile: o governo Boric e a coalizão Apruebo Dignidad
Dois artigos sobre o processo político no Chile, da explosão social no fim de 2019 à Convenção Constitucional, passando pela eleição de Gabriel Boric.
Esta edição traz dois artigos sobre o processo político no Chile, da explosão social no fim de 2019 à Convenção Constitucional, passando pela eleição de Gabriel Boric.
O primeiro deles, escrito por Eugenio Tironi, doutor em sociologia pela L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) e membro da Academia de Ciencias Sociales, Políticas y Morales do Instituto de Chile, trata de explicar as causas que levaram à eleição de Gabriel Boric – o presidente mais jovem da história política do país.
O segundo artigo aborda os dilemas do governo de Boric e da coalizão Apruebo Dignidad, pressionado, de um lado, por expectativas de grandes mudanças redistributivas e, de outro, pelo receio de que essas mudanças ponham a perder a estabilidade e o crescimento econômico que o Chile alcançou desde o seu retorno à democracia, em 1990. A autoria é de Ignacio Walker, ex-ministro e ex-senador chileno e pesquisador sênior da Corporación de Estudios para Latinoamérica (CIEPLAN).
DOWNLOAD GRATUITO EM PORTUGUÊSA série Conexão América Latina – publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais – traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na região.
Veja também as edições anteriores:
– Ano 2, Volume 2 – Movimento ao Socialismo: uma radiografia do poder total na Bolívia
– Ano 2, Volume 1 – Estilos argentinos de fazer política, de Vicente Palermo
– Ano 1, Volume 3 – México: Frustração Democrática e Populismo no Governo de López Obrador
– Ano 1, Volume 1 – “Colômbia: Entre a Polarização Política e o Processo Social”, de Daniel Pécaut