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09 de dezembro de 2025

Reforma agrária: a questão da terra no Brasil

Roteiro pedagógico que analisa a origem da estrutura fundiária brasileira e as mudanças no acesso à terra desde a redemocratização do país.

Desenvolvido pela Fundação FHC em parceria com o Instituto Porvir, este roteiro pedagógico é voltado ao ensino médio. Com ele, educadores e alunos podem:

  • Investigar como se formou a estrutura fundiária brasileira e como o acesso à terra mudou desde a redemocratização do Brasil;
  • Conhecer quais foram as principais políticas implementadas a partir da redemocratização, sobretudo após a Constituição de 1988, e seus resultados;
  • Entender como os diferentes atores do mundo rural lidam com a necessidade de produzir a maior quantidade de alimentos possível e, ao mesmo tempo, preservar e proteger o meio ambiente; e
  • Saber mais sobre como o campo e a cidade se conectam e se relacionam no dia a dia, por meio da alimentação, do comércio, do trabalho, das tecnologias e da sustentabilidade.

Baseado na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), o roteiro pode ser aplicado em dez aulas ou, de forma flexível, em atividades avulsas.

CADERNO DO PROFESSOR CADERNO DO ALUNO

Este material integra a coleção de Materiais Educativos da Fundação FHC e é inspirado na Linha do Tempo “Reforma agrária: a disputa por propriedade e uso da terra desde a redemocratização”.