O Brasil e a Governança da América Latina: Que Tipo de Liderança é Possível?
Este conjunto de artigos busca avançar na análise do papel do Brasil na construção de uma governança regional, no contexto de profundas mudanças na economia e na geopolítica internacional.
Este conjunto de artigos busca avançar na análise do papel do Brasil na construção de uma governança regional no contexto de profundas mudanças na economia e na geopolítica internacional. Com o fim da Guerra Fria, a influência dos Estados Unidos na região se reduziu em intensidade e se modificou em sua natureza. As elites aumentaram sua margem de autonomia frente aos condicionantes geopolíticos internacionais e a atuação dos Estados Unidos passou a ser menos intrusiva nos assuntos políticos domésticos e mais voltada a temas como comércio e investimento, assinando tratados de livre comércio com vários países. Por sua vez, novos atores externos passaram a ter incidência na América do Sul, sendo a China o caso mais notório.
DOWNLOAD GRATUITOEste livro faz parte da série “O Estado da Democracia na América Latina”, do projeto Plataforma Democrática.