Journal of Democracy em Português – Edição de novembro de 2020
Os militares na política e as fraquezas da democracia liberal frente ao populismo e à polarização nas redes sociais são alguns dos temas desta edição.
Baixar gratuitamente!Os militares na política; as fraquezas da democracia liberal frente ao populismo
e à polarização nas redes sociais; os estratagemas para se fortalecer no poder usados
por Bolsonaro, em tempos de Covid-19, e por Maduro, em sete anos de crise econômica
e social. Estes são os temas dos cinco artigos desta edição.
Assista à apresentação desta edição por Sergio Fausto, diretor da Fundação FHC e coeditor do Journal of Democracy em Português.
Artigos desta edição:
De Volta ao Centro da Arena: Causas e Consequências do Papel Político dos Militares sob Bolsonaro
Octavio Amorim Neto e Igor Acácio
Em artigo inédito, os cientistas políticos analisam as implicações do recente protagonismo de militares na política brasileira: “Colocar os militares no centro da arena política significa colocar representantes de uma organização opaca e radicalmente vertical no centro de um regime político que se fundamenta justamente no oposto, isto é, na transparência e em relações horizontais.”
DOWNLOAD GRATUITOA persistente vulnerabilidade da democracia liberal
William A. Galston
No segundo texto, o professor da Brookings Institution explora as “vulnerabilidades” da democracia liberal frente ao populismo, como as dicotomias “racionalismo e emoção” e “elite e povo”. “A democracia liberal possui fraquezas estruturais intrínsecas que as dificuldades atuais exacerbam, mas não criam. Essas fraquezas residem no código genético da democracia (…). São uma condição a ser tratada, não uma doença a ser curada”, afirma o autor.
DOWNLOAD GRATUITODesconfiança nos aplicativos de mensagens na América Latina
Noam Lupu, Mariana V. Ramírez Bustamante e Elizabeth J. Zechmeister
No terceiro artigo, três pesquisadores vinculados à Universidade Vanderbilt analisam “os dois lados da moeda das redes sociais” na política latino-americana, com destaque para os recentes processos eleitorais no Brasil, na Argentina, no México e em El Salvador. “De um lado, os usuários frequentes de redes sociais estão mais comprometidos com a diversidade política e com a política democrática, ao menos em termos de princípios abstratos. De outro, a evidência sugere que a maior exposição a afirmações falsas e a mensagens emotivas, por vezes de ódio, podem, de fato, aumentar a insatisfação com sistemas políticos e a desconfiança de instituições democráticas.”
DOWNLOAD GRATUITOPor que Maduro ainda não caiu
Javier Corrales
O professor do Amherst College busca entender por que (e como) o presidente venezuelano se mantém no poder em Caracas apesar de profunda crise. Entre as “ferramentas de sobrevivência autocrática”, ele cita a “fusão de funções”. “Essa tática autoritária consiste em transferir a instituições existentes a capacidade de executar uma série de funções tradicionalmente reservadas a outras instituições. Maduro levou a fusão de funções a novos patamares, como atribuir papéis econômicos às Forças Armadas, converter grupos civis organizados em criminosos e paramilitares e transformar uma assembleia constituinte eleita de maneira irregular em uma máquina política de múltiplas funções”, explica.
DOWNLOAD GRATUITOA cartilha populista brasileira
Amy Erica Smith
“A democracia brasileira já estava doente antes de ter contraído Covid-19. A capacidade de Bolsonaro de moldar a visão de parte importante dos eleitores em questões de vida ou morte aprofunda a polarização. No longo prazo, essa tendência poderá não prejudicar as eleições democráticas, mas afetará a capacidade dos cidadãos de monitorar e responsabilizar seus representantes eleitos”, escreve a cientista política norte-americana no último artigo desta edição.
DOWNLOAD GRATUITOO Journal of Democracy em Português faz parte da Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação FHC e do Centro Edelstein e está disponível em versão eletrônica, gratuita e semestral.