Conexão América Latina – Venezuela entre emergências e incertezas
Escrito por Margarita López Maya, o artigo apresenta análises e interpretações recentes sobre aspectos socioeconômicos, internacionais e políticos do país vizinho.
Intitulado “Venezuela entre emergências e incertezas”, o artigo apresenta análises e interpretações recentes sobre aspectos socioeconômicos, internacionais e políticos do país vizinho. O texto é de autoria de Margarita López Maya, historiadora e professora titular aposentada do Centro de Estudios del Desarrollo, da Universidad Central de Venezuela.
DOWNLOAD GRATUITO EM PORTUGUÊS“Desde 2016, a ONU reconhece que a Venezuela vive uma ‘emergência humanitária complexa’ (EHC), ou seja, que o país sofre uma crise multicausal e multidimensional com efeitos devastadores sobre todas as esferas da sociedade e do Estado. Essa situação persiste até hoje, mas ao longo desses oito anos ocorreram transformações dentro das diversas crises”, escreve Margarita López Maya, que, recentemente, foi presidente da Latin American Studies Association.
Como está a situação política e econômica da Venezuela? De que forma o governo de Nicolás Maduro tem se articulado com autocracias emergentes no mundo? Quais são as perspectivas políticas para o futuro? Margarita fala sobre essas e outras questões neste vídeo em que resume os principais pontos abordados em seu artigo: “Venezuela entre emergências e incertezas”.
DOWNLOAD GRATUITO EM ESPANHOLDesde 2016, a ONU reconhece que a Venezuela vive uma “emergência humanitária complexa” (EHC), ou seja, que o país sofre uma crise multicausal e multidimensional com efeitos devastadores sobre todas as esferas da sociedade e do Estado. Essa situação persiste até hoje, mas ao longo desses oito anos ocorreram transformações dentro das diversas crises.
A série Conexão América Latina – publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais – traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na região.
Veja também as edições anteriores:
– Ano 2, Volume 2 – Movimento ao Socialismo: uma radiografia do poder total na Bolívia
– Ano 2, Volume 1 – Estilos argentinos de fazer política, de Vicente Palermo
– Ano 1, Volume 3 – México: Frustração Democrática e Populismo no Governo de López Obrador
– Ano 1, Volume 2 – “O Fenômeno Boric”, de Eugenio Tironi, e “Reforma ou Refundação? O dilema do governo Boric e da coalizão Apruebo Dignidad”, de Ignacio Walker
– Ano 1, Volume 1 – “Colômbia: Entre a Polarização Política e o Processo Social”, de Daniel Pécaut