Conexão América Latina – Movimento ao Socialismo: radiografia do poder na Bolívia
Entenda o momento complexo e difícil enfrentado pelo movimento político mais relevante da Bolívia no século XXI.
Como a Bolívia evoluiu de um ambiente de otimismo e esperança, representado pela eleição de Evo Morales em 2005, para uma situação de estagnação econômica, violação de direitos e perseguição aos opositores em 2023?
Esse é o tema do volume 5 da série Conexão América Latina, “Movimento ao Socialismo: uma radiografia do poder total na Bolívia”, de autoria de Carlos Mesa, historiador, jornalista e político boliviano que foi presidente da Bolívia (2003-2005), vice-presidente (2002-2003) e candidato à presidência nas eleições gerais de 2019 e 2020.
Para o autor, a Bolívia viveu nos últimos 17 anos um roteiro clássico de autocracias latino-americanas, caracterizado pelo desmonte, seguido do controle do Judiciário pelo partido no poder, recrudescimento da corrupção e má gestão da economia.
DOWNLOAD GRATUITO EM PORTUGUÊSA série Conexão América Latina, publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na América Latina.
Veja também as edições anteriores:
– Ano 2, Volume 1 – Estilos argentinos de fazer política, de Vicente Palermo
– Ano 1, Volume 3 – México: Frustração Democrática e Populismo no Governo de López Obrador
– Ano 1, Volume 2 – “O Fenômeno Boric”, de Eugenio Tironi, e “Reforma ou Refundação? O dilema do governo Boric e da coalizão Apruebo Dignidad”, de Ignacio Walker
– Ano 1, Volume 1 – “Colômbia: Entre a Polarização Política e o Processo Social”, de Daniel Pécaut