Segurança Pública e Democracia
Disponível gratuitamente, o “Ponto a Ponto” traz diálogos baseados em evidências entre duas personalidades de referência em suas áreas sobre temas críticos para o desenvolvimento e a democracia, com o objetivo de encontrar um caminho comum e viável entre os seus pontos de vista.

No quinto episódio da série, Samira Bueno e Leandro Piquet exploram os desafios para o combate ao crime organizado no Brasil.
Samira Bueno: “Gerações de crianças e adolescentes estão crescendo em territórios controlados pelo crime organizado e veem o traficante como uma liderança, como algo que aspiram ser.”
Leandro Piquet: “A América Latina é notória por sua baixa capacidade de punição. A direita autoritária cresce porque encontra um terreno fértil de negacionistas do campo progressista.”
Segurança pública e Democracia
Especialistas deste episódio: Samira Bueno, cientista social e diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e Leandro Piquet, economista e professor do Instituto de Relações Internacionais (USP).
Conheça os especialistas:
Samira Bueno — cientista social, é mestre e doutora em Administração Pública (FGV-EAESP). É diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e coordena o Anuário Brasileiro de Segurança Pública e o Atlas da Violência. É professora do mestrado profissional em Políticas Públicas e Governamental do IDP e integra o Conselho Nacional de Segurança Pública e a Comissão de Letalidade do Estado de São Paulo.
Leandro Piquet — economista, é mestre e doutor em ciência política (IUPERJ). É professor do Instituto de Relações Internacionais (USP) e coordenador da Escola de Segurança Multidimensional (USP). Foi membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, do Conselho Gestor da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo e do Conselho Municipal de Segurança Pública do município de São Paulo. Coordenou o Conselho Consultivo do programa Brasília Vida Segura do Distrito Federal.
Nova onda populista: direitas radicais
BRICS e a nova ordem global multipolar
Inteligência Artificial e Meio Ambiente
Sistema Político Brasileiro e Qualidade da Democracia
Crise ambiental e o futuro do desenvolvimento no Brasil
Digitalização e mercado de trabalho
A relação entre Estado e religião
Inteligência Artificial, Democracia e Políticas Públicas
Empreendedorismo, religião e democracia
Agro e Política
Mulheres Evangélicas e Democracia
Jornada de Trabalho, Crescimento Econômico e Bem-Estar
Petróleo e Transição Energética
Plataformas de Transporte e Entrega
Segurança Pública e Democracia
Regulação de plataformas de redes sociais e Marco Civil da Internet
Liberdade de expressão e atuação do Judiciário
Desmatamento no Cerrado
Agronegócio Sustentável