Minidocs
01 de abril de 2025

Plataformas de Transporte e Entrega

    Disponível gratuitamente, o “Ponto a Ponto” traz diálogos baseados em evidências entre duas personalidades de referência em suas áreas sobre temas críticos para o desenvolvimento e a democracia, com o objetivo de encontrar um caminho comum e viável entre os seus pontos de vista.

    Este é o sexto episódio da série original “Ponto a Ponto”, da Fundação FHC. Nele, Clemente Ganz Lúcio e André Porto conversam sobre o futuro do trabalho e a regulação do trabalho em plataformas, explorando o caso dos motoristas e entregadores de aplicativos. 

    Clemente Ganz Lúcio: “O trabalhador de plataforma quer a mesma proteção que os trabalhadores querem há 50 anos. Talvez os mecanismos sejam diferentes.”

    André Porto: “A tecnologia é uma aliada para garantir direitos sociais para a categoria e tornar esse setor muito mais saudável.”

    Capa do vídeo
    Episódio

    Plataformas de Transporte e Entrega

    Especialistas deste episódio: Clemente Ganz Lúcio, sociólogo e coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, e André Porto, advogado e diretor executivo da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia.

    Conheça os especialistas:

    Clemente Ganz Lúcio — sociólogo, é coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil. Foi diretor técnico do Dieese (2004-2020).

    André Porto — advogado, é diretor executivo da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia. Foi líder de relações corporativas da Coca-Cola FEMSA (2018-2022) e diretor da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (2015-2022).