Inteligência Artificial, Democracia e Políticas Públicas
A primeira temporada aborda as relações da Inteligência Artificial (IA) com a democracia e as políticas públicas.
Como funciona a Inteligência Artificial? Quais as possibilidades para enfrentar os desafios que seu uso coloca para a privacidade, a transparência e a não discriminação racial e de gênero?
Que ganhos de eficiência e bem-estar essa tecnologia pode trazer para a sociedade? Esta temporada trata destas e outras questões em três episódios.
O que é Inteligência Artificial?
Neste episódio, entendemos o que é a Inteligência Artificial a partir de um breve histórico do seu surgimento até os dias atuais, sua definição e o funcionamento das principais técnicas utilizadas. Discutimos como a IA pode aprofundar e criar novas desigualdades, através da reprodução de vieses e preconceitos humanos.
Democracia e Inteligência Artificial: há uma estratégia brasileira para IA?
Neste episódio, abordamos a relação da Inteligência Artificial com a democracia, passando pelas potencialidades e riscos envolvidos em sua aplicação em políticas públicas, como questões de vigilância e privacidade. Lançamos luz sobre a importância de uma estratégia nacional do Brasil para a IA e o posicionamento atual do país.
Como regular a Inteligência Artificial?
Neste episódio, tratamos das tendências de regulação da Inteligência Artificial no mundo, pincelando alguns dos diferentes modelos possíveis. Abordamos o caminho que vem sendo traçado pelo Brasil com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com o Projeto de Lei 21/2020, em discussão no Senado, trazendo para o debate diferentes visões sobre o futuro.
O que é deepfake?
Caitlin Mulholland, professora associada de direito civil do Departamento de Direito da PUC-Rio, explica o que são deepfakes, explora os desafios que essa tecnologia impõe para a democracia e possíveis soluções.
O setor público utiliza inteligência artificial?
Rafael Fassio, procurador do Estado de São Paulo, explica como o setor público brasileiro utiliza a inteligência artificial atualmente e discute os níveis de risco das diferentes aplicações.
Dados podem impactar a soberania nacional?
Fernanda Rosa, professora assistente do Departamento de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Virginia Tech, discute como o uso de dados pode afetar a soberania de um país, pensando na gestão de dados por governos e na infraestrutura da internet.
Como combater o viés algorítmico?
Lívia Ruback, professora adjunta no Departamento de Computação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, explica como podem surgir vieses algorítmicos nas fases de tratamento de dados e de avaliação de modelos de inteligência artificial e possíveis soluções.