» Publicações

Conexão América Latina - Chile: o governo Boric e a coalizão Apruebo Dignidad

Esta edição traz dois artigos sobre o processo político no Chile, da explosão social no fim de 2019 à Convenção Constitucional, passando pela eleição de Gabriel Boric.

O primeiro deles, escrito por Eugenio Tironi, doutor em sociologia pela L'École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) e membro da Academia de Ciencias Sociales, Políticas y Morales do Instituto de Chile, trata de explicar as causas que levaram à eleição de Gabriel Boric – o presidente mais jovem da história política do país.

O segundo artigo aborda os dilemas do governo de Boric e da coalizão Apruebo Dignidad, pressionado, de um lado, por expectativas de grandes mudanças redistributivas e, de outro, pelo receio de que essas mudanças ponham a perder a estabilidade e o crescimento econômico que o Chile alcançou desde o seu retorno à democracia, em 1990. A autoria é de Ignacio Walker, ex-ministro e ex-senador chileno e pesquisador sênior da Corporación de Estudios para Latinoamérica (CIEPLAN).

- Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

- Baixe também a edição em espanhol.

A série Conexão América Latina, publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na América Latina.

O volume 1, com a análise “Colômbia: Entre a Polarização Política e o Processo Social”, do sociólogo Daniel Pécaut, também pode ser encontrado no portal da Plataforma.

Mais sobre Publicações