Conexão América Latina – México: perspectivas na véspera da sucessão presidencial
Disponível para download gratuito em português e espanhol, este artigo apresenta um panorama da atual situação política, econômica e social no México.
O novo volume da coleção “Conexão América Latina” já está disponível para download gratuito em português e espanhol. Intitulado “México: perspectivas na véspera da sucessão presidencial”, a publicação apresenta um panorama da situação política, econômica e social hoje no México – país que, em 2 de junho, enfrentará uma nova eleição para escolha do novo presidente e a renovação do Congresso. O texto é de autoria de Rubén Aguilar Valenzuela, articulista, doutor em Ciências Sociais e professor de Ciência Política e Comunicação Governamental da Universidad Iberoamericana e da Universidad Autónoma de México.
“As eleições já se perfilam como uma disputa entre dois projetos: um representado por Claudia Sheinbaum, a candidata de Andrés Manuel López Obrador, que representa a continuação da Cuarta Transformación (4T), programa de governo conduzido por AMLO; o outro, por Xóchitl Gálvez, que significa retomar a consolidação do projeto democrático, que começou com o presidente Ernesto Zedillo, que em 2000 reconheceu a derrota do PRI para dar lugar à alternância no poder, quando assumiu a presidência Vicente Fox, do PAN”, escreve Rubén.
DOWNLOAD GRATUITO EM PORTUGUÊSComo tem sido o governo de Andrés Manuel López Obrador? De que forma o atual presidente tem lidado com uma sociedade altamente polarizada? O que esperar das eleições de 2 de junho? Rubén Aguilar Valenzuela fala sobre essas e outras questões neste vídeo em que resume os principais pontos abordados em seu artigo.
DOWNLOAD GRATUITO EM ESPANHOLA série Conexão América Latina – publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais – traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na região.
Veja também as edições anteriores:
– Ano 2, Volume 2 – Movimento ao Socialismo: uma radiografia do poder total na Bolívia
– Ano 2, Volume 1 – Estilos argentinos de fazer política, de Vicente Palermo
– Ano 1, Volume 3 – México: Frustração Democrática e Populismo no Governo de López Obrador
– Ano 1, Volume 2 – “O Fenômeno Boric”, de Eugenio Tironi, e “Reforma ou Refundação? O dilema do governo Boric e da coalizão Apruebo Dignidad”, de Ignacio Walker
– Ano 1, Volume 1 – “Colômbia: Entre a Polarização Política e o Processo Social”, de Daniel Pécaut