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03 de novembro de 2025

Corações e Mentes – Educar em Tempos de Inteligência Artificial

Quarto volume de uma coleção gratuita voltada a educadores, dedicada a promover valores cidadãos e incentivar a vivência da democracia em sala de aula.

Quais posturas e estratégias deve adotar o(a) professor(a) diante da presença cada vez mais importante  da Inteligência Artificial na aprendizagem e na convivência social nas escolas? Esta publicação da Plataforma Democrática propõe uma reflexão sobre essa e outras questões que atravessam o cotidiano escolar, é voltada a educadores e contém atividades adaptáveis para diferentes níveis de ensino.

Em linguagem direta e acessível, o livro tem duas partes. A primeira parte, escrita pelo sociólogo Bernardo Sorj, apresenta uma visão panorâmica  sobre a “aventura da humanidade”. Nela, o autor destaca as principais transformações sociais, políticas e tecnológicas ocorridas ao longo dos séculos da existência humana, desde as tribos de caçadores e coletores até a sociedade pós-industrial. 

Contra esse pano de fundo, discute as características e os desafios do momento histórico atual. Frente aos riscos criados pela rápida evolução da Inteligência Artificial, Sorj defende o fortalecimento de valores humanistas e democráticos e o desenvolvimento da criatividade e da reflexão crítica para que façamos o melhor uso possível dessa nova tecnologia. 

A segunda parte, desenvolvida por Alice Noujaim, Maura Marzocchi e Renata Capovilla, traz um Caderno de Atividades para apoiar o(a) professor(a) na abordagem em sala de aula das questões discutidas na primeira parte do livro. 

DOWNLOAD GRATUITO

Iniciada em 2021, “Corações e Mentes” é uma coleção de e-books gratuitos, voltada para professores, com o objetivo de fortalecer os valores cidadãos e o exercício da democracia.

Materiais educativos

Baixe gratuitamente os materiais educativos produzidos pela Fundação FHC. Os conteúdos apresentam reflexões e atividades de apoio que podem ser adaptadas em sala de aula, para desenvolver as competências necessárias para a convivência democrática em uma sociedade plural.