Minidocs
21 de outubro de 2025

Agro e Política

    No décimo episódio da série original ‘Ponto a Ponto’, Caio Pompeia e Mônica Sodré discutem a organização política do agronegócio, a diversidade interna de seus atores e como diferentes segmentos do setor se relacionam com a agenda do clima. A conversa também explora caminhos para aproximar o agro da pauta ambiental e aponta estratégias políticas e econômicas para enfrentar o preocupante cenário das mudanças climáticas.

    Capa do vídeo
    Episódio

    Agro e Política

    Especialistas deste episódio: Caio Pompeia, cientista social e professor da Universidade Federal de Viçosa, e Mônica Sodré, cientista política e CEO da Meridiana.

    A mudança climática não é um tema exclusivamente ambiental, é também uma questão econômica e o Brasil possui inúmeras oportunidades nessa agenda. No dia em que a agenda do clima se tornar financeiramente viável para produtores e empreendedores, teremos um ganho de escala.

    Mônica Sodré

    Os representantes do agro, de maneira muito convergente no Congresso, têm enviado uma mensagem anticlima. As várias iniciativas que têm avançado ou sido concluídas caminham na direção da exacerbação das mudanças climáticas.

    Caio Pompeia

    Conheça os especialistas:

    Caio Pompeia
    Cientista social (USP) e doutor em Antropologia (Unicamp), é professor da Universidade Federal de Viçosa. Foi professor visitante na Oxford University.

    Mônica Sodré
    Cientista política (UFSCar) e doutora em Relações Internacionais (USP), é CEO da Meridiana. Foi diretora-executiva da RAPS por seis anos.


    Veja também:

    Ciclo Meio Ambiente e Desenvolvimento: O agronegócio no campo e no Congresso — promovido pela Fundação FHC e pelo Instituto Arapyaú, este debate discutiu os desafios do setor tanto na heterogênea realidade do campo como na sua representação política, responsável pela projeção de sua imagem no Brasil e no exterior.

    Ponto a Ponto

    Disponível gratuitamente, o Ponto a Ponto traz diálogos baseados em evidências entre duas personalidades de referência em suas áreas sobre temas críticos para o desenvolvimento e a democracia, com o objetivo de encontrar um caminho comum e viável entre os seus pontos de vista.