Conexão América Latina — América Latina, o Não Alinhamento Ativo e a disputa entre os Estados Unidos e a China
No artigo, o embaixador chileno Jorge Heine avalia a influência da China na América Latina em um cenário de acirrada competição com os Estados Unidos.
Este artigo inédito, escrito por Jorge Heine, analisa a presença chinesa na América Latina diante da crescente competição entre Estados Unidos e China. O texto aborda as opções dos países latino-americanos para responder aos desafios da disputa e tirar vantagem dela em favor de seu próprio desenvolvimento.
Heine, que já foi embaixador do Chile na China, na Índia e na África do Sul, argumenta que o Não Alinhamento Ativo pode ser uma bússola capaz de orientar a ação dos países da região.
EM PORTUGUÊS – DOWNLOAD GRATUITO
Sobre o autor
Jorge Heine
Membro não residente do Quincy Institute for Responsible Statecraft. Foi professor de Relações Internacionais na Boston University e embaixador do Chile na China, na Índia e na África do Sul e publicou 18 livros.
Conexão América Latina
Publicada pela Plataforma Democrática, a série Conexão América Latina reúne ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na América Latina, quando não sua própria existência.

