Publicações
31 de janeiro de 2012

Documentos privados de interesse público: o acesso em questão

Esta obra do Acervo da Fundação FHC discute as diretrizes teóricas e metodológicas da prática arquivística, principalmente nos arquivos privados de pessoas que ocupam cargos públicos.

Os textos aqui publicados foram apresentados no evento “Documentos Privados de Titulares de Cargos Públicos: um Debate sobre Jurisdição Arquivística”. O encontro ratificou o interesse da Fundação FHC em contribuir para a discussão sobre as diretrizes teóricas e metodológicas da prática arquivística, especialmente no que diz respeito aos arquivos privados de pessoas que ocupam cargos públicos.

Três mesas redondas contemplaram sucessivamente a maneira pela qual diferentes tradições modelam o direito contemporâneo no que diz respeito à diferença entre a esfera do público e a do privado e a influência das normas na aplicação de princípios arquivísticos ao gerenciamento dos documentos.

Imagem que mostra a capa de um livro do Acervo da Fundação FHC. A capa é verde. No topo, o título da obra: Documentos privados de interesse público - o acesso em questão. Mais abaixo, nomes dos autores: Danielle Ardaillon, Fernando Henrique Cardoso, Celso Lafer, Boris Fausto, Roberto DaMatta, Richard J. Cox, Ernesto Villanueva, Aurélio Wander Bastos, Alfredo Caldeira, Perrine Canavaggio, Alicia Casas de Barrán e Ana Maria de Almeida Camargo.