26 de agosto de 2024

Uma cartografia social do mundo contemporâneo

O livro do sociólogo Danilo Martuccelli é uma contribuição fundamental para compreender o mundo atual. Ele se inscreve na tradição de pensamento da qual faz parte a obra de Fernando Henrique Cardoso.

Neste livro, Danilo traça um arco histórico que parte de antigas civilizações e chega ao mundo contemporâneo.

Para realizar essa tarefa, ele se distancia das duas perspectivas dominantes no debate intelectual e político contemporâneo. De um lado, da visão eurocêntrica, que apresenta o percurso da modernidade ocidental como se fosse universal, desconhecendo ou desvalorizando trajetórias históricas alternativas.

De outro lado, da perspectiva que reivindica a singularidade de identidades culturais fechadas em si mesmas, impermeáveis às demais. Ambas as perspectivas obscurecem o profundo imbricamento de todas as sociedades e culturas, e o substrato que une todos os seres humanos em sua diversidade, impossibilitando a compreensão da alteridade, a comunicação entre os diferentes e a construção de um mundo comum.

DOWNLOAD GRATUITO