13 de maio de 2021

Journal of Democracy em Português – Edição de maio de 2021

Erosão global da democracia, ameaça populista, polarização política e como tornar a internet mais segura para a democracia. São estes os temas que permeiam os cinco artigos desta edição.

Baixar gratuitamente!

a internet mais segura para a democracia. São estes os temas que permeiam os
cinco artigos desta edição do Journal of Democracy em Português, uma iniciativa da
Plataforma Democrática (Fundação FHC e Centro Edelstein de Políticas Sociais).

Assista à apresentação desta edição por Sergio Fausto, diretor da Fundação FHC e coeditor do Journal of Democracy em Português

Artigos desta edição:

O desafio do antiestablishment
Fernando Casal Bértoa e José Rama

Os politólogos da Universidade de Nottingham e da Universidade Carlos III de Madri argumentam existir quatro remédios, mas somente uma cura para a ascensão dos partidos antiestablishment: “Para reconquistar a confiança dos cidadãos e revitalizar a democracia, os partidos políticos devem investir na construção de organizações robustas, modernas e profissionais.”

Superando a polarização
Jennifer McCoy e Murat Somer

Os professores da Universidade da Geórgia (EUA) e da Universidade Koç (Turquia) analisam o ciclo vicioso de estratégias de polarização e erosão democrática. Em certas conjunturas históricas, a polarização pode servir para aprofundar a democracia, mas uma vez ativada corre o risco de se autopropagar em uma espiral fora de controle: “A chave é controlar a polarização para que ela não se aprofunde e se torne mais perigosa.”

DOWNLOAD GRATUITO

Evolução do bolsonarismo: análise qualitativa da percepção deste eleitorado em 2019 e 2020
Esther Solano Gallego

Professora da Universidade Federal de São Paulo, a socióloga espanhola analisa a evolução do bolsonarismo nos dois primeiros anos do atual mandato presidencial, com base em pesquisas qualitativas com as classes A, B, C e D. “O bolsonarismo se constrói sobre elementos consolidados nas estruturas sociais brasileiras. É por isso que salientamos que o fenômeno do bolsonarismo é maior do que o próprio Bolsonaro”, conclui a pesquisadora neste artigo inédito.

DOWNLOAD GRATUITO

Tornando a internet segura para a democracia
Francis Fukuyama

O professor de Stanford busca identificar a natureza da ameaça que essas plataformas representam à democracia liberal e como reduzir o poder que elas têm de amplificar ou silenciar certas mensagens: “Uma possível solução é transferir a curadoria de conteúdo para uma camada competitiva de empresas intermediárias, as chamadas middleware, resultando em filtros personalizáveis pelos próprios usuários.”

DOWNLOAD GRATUITO

Dez anos de Primavera Árabe: reis ou povo?
Tarek Masoud

O professor da Universidade Harvard faz uma radiografia política do mundo árabe dez anos após o advento da Primavera Árabe: “Se aquele movimento almejava trocar líderes autocráticos por líderes democráticos que respondessem aos anseios de seu povo, o novo plano trata de substituir um povo ‘primitivo’ por um povo ‘moderno’ que responda aos anseios de seus líderes.”

DOWNLOAD GRATUITO

Journal of Democracy em Português faz parte da Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação FHC e do Centro Edelstein e está disponível em versão eletrônica, gratuita e semestral.