/imagens/31/81/pdt_bnn_13181.jpg

Publicações » Publicações

Conexão América Latina - México: Frustração democrática e populismo

Escrito por Jesús Silva-Herzog Márquez, professor da Escola de Governo e Transformação Pública do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, este artigo analisa o atual momento da política mexicana e seus possíveis desdobramentos e incertezas em um futuro próximo.

“A política mexicana está aberta a muitas incertezas. A primeira delas é a incerteza sobre os candidatos. Não está claro quais serão os nomes na 24ª eleição presidencial. A falta de solidez interna dos partidos e a precariedade de suas recentes alianças colocam em dúvida quem serão os candidatos na disputa federal. Há também uma saudável incerteza democrática sobre qual será o veredito dos eleitores. Mas há, por fim, uma incerteza antidemocrática. Refiro-me à questão da resposta presidencial aos resultados da eleição caso lhe sejam desfavoráveis. A vitória de 2018 não aproximou López Obrador do regime institucional. Ele manteve uma atitude de semilealdade institucional, minando a legitimidade dessas entidades que contestam seu projeto político. Em sua longa carreira, não houve uma ocasião em que ele aceitou a derrota. A incerteza resume a fragilidade da ordem democrática no México. A resistência sobrevive, mas enfrenta desafios extraordinários”, escreve o autor.

- Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

- Baixe também a edição em espanhol.

A série Conexão América Latina, publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na América Latina.

- Volume 1: Colômbia: entre a polarização política e o protesto social, escrito pelo sociólogo Daniel Pécaut.

- Volume 2: O governo Boric e a coalizão Apruebo Dignidad, de Eugenio Tironi, doutor em sociologia pela L'École des Hautes Études en Sciences Sociales (França), e Ignacio Walker, ex-ministro e ex-senador chileno.

Mais sobre Publicações