Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/33/43/pdt_bnn_13343.jpg

Publicações

Conexão América Latina - Venezuela entre emergências e incertezas

 

Intitulado “Venezuela entre emergências e incertezas”, o artigo apresenta análises e interpretações recentes sobre aspectos socioeconômicos, internacionais e políticos do país vizinho. O texto é de autoria de Margarita López Maya, historiadora e professora titular aposentada do Centro de Estudios del Desarrollo, da Universidad Central de Venezuela.

"Desde 2016, a ONU reconhece que a Venezuela vive uma 'emergência humanitária complexa' (EHC), ou seja, que o país sofre uma crise multicausal e multidimensional com efeitos devastadores sobre todas as esferas da sociedade e do Estado. Essa situação persiste até hoje, mas ao longo desses oito anos ocorreram transformações dentro das diversas crises", escreve Margarita López Maya, que, recentemente, foi presidente da Latin American Studies Association

- Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

- Baixe também a edição em espanhol.

Como está a situação política e econômica da Venezuela? De que forma o governo de Nicolás Maduro tem se articulado com autocracias emergentes no mundo? Quais são as perspectivas políticas para o futuro?

Margarita fala sobre essas e outras questões neste vídeo em que resume os principais pontos abordados em seu artigo: "Venezuela entre emergências e incertezas".

Desde 2016, a ONU reconhece que a Venezuela vive uma “emergência humanitária complexa” (EHC), ou seja, que o país sofre uma crise multicausal e multidimensional com efeitos devastadores sobre todas as esferas da sociedade e do Estado. Essa situação persiste até hoje, mas ao longo desses oito anos ocorreram transformações dentro das diversas crises.

 

A série Conexão América Latina – publicada pela Plataforma Democrática, uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais – traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na região.

Veja também as edições anteriores:

- Ano 2, Volume 2 - Movimento ao Socialismo: uma radiografia do poder total na Bolívia

- Ano 2, Volume 1 - Estilos argentinos de fazer política, de Vicente Palermo

- Ano 1, Volume 3 - México: Frustração Democrática e Populismo no Governo de López Obrador

- Ano 1, Volume 2 - "O Fenômeno Boric”, de Eugenio Tironi, e “Reforma ou Refundação? O dilema do governo Boric e da coalizão Apruebo Dignidad", de Ignacio Walker

- Ano 1, Volume 1 - “Colômbia: Entre a Polarização Política e o Processo Social”, de Daniel Pécaut

 

 

Mais sobre Publicações