Publicações
31 de janeiro de 2012

Sociedade civil e democracia na América Latina: crise e reinvenção da política

Um conjunto de artigos de renomados sociólogos e cientistas políticos sobre o quadro atual e as perspectivas futuras da democracia em vários países da América Latina.

A sociedade civil formada no embate com os regimes autoritários foi um dos motores da democratização na América Latina. Embora com feições próprias em cada país, ela emergiu na cena latino-americana como promessa de renovação das práticas políticas: maior participação dos cidadãos na deliberação dos assuntos públicos, maior autonomia dos processos de organização e expressão da sociedade frente aos mecanismos de cooptação do Estado, maior capacidade de fiscalizar e imprimir transparência aos governos. Passados mais de vinte anos, o que resultou dessas promessas?

Essa é a pergunta inspiradora deste livro, que traz um conjunto de artigos de renomados sociólogos e cientistas políticos sobre o quadro atual e as perspectivas futuras da democracia em vários países da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Venezuela e, vistos em conjunto, Peru, Bolívia e Equador), tendo as relações entre sociedade civil, sistema político e Estado como seu fio-condutor.

DOWNLOAD GRATUITO

Imagem que mostra a capa de um livro da Fundação FHC. A capa é branca. Ao centro, em preto, o título da obra: Sociedade civil e democracia na América Latina: Crise e reinvenção da política. Mais abaixo, nomes dos editores: Bernardo Sorj e Miguel Darcy de Oliveira.