Poder político e meios de comunicação – da representação política ao reality show
“Por que vários governos latino-americanos escolheram a imprensa como principal inimigo?” é a pergunta que abre a introdução deste livro.
Os trabalhos aqui reunidos mostram as complexidades de um debate que não pode ser tratado com simplificações ideológicas.
Os autores acreditam que se faz necessário entender as transformações no sistema de comunicação e informação, a entrada de novas empresas de comunicação e o uso, por parte de governos com tendências autoritárias, do problema legítimo de regular o setor de forma a assegurar a competição e abrir canais cidadãos de comunicação, para controlar o conteúdo e limitar a independência dos meios de comunicação.
Os meios tradicionais de comunicação apesar de não serem incólumes a interesses econômicos e corporativos, têm um papel central na democracia, o da denúncia através do jornalismo investigativo, dos excessos e dos erros daqueles que exercem o poder político.
Poder político e meios de comunicação é obra fundamental para estudantes de Ciências Sociais e para todos os interessados em política e democracia na América Latina.
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