O artefato como documento: práticas, desafios e caminhos possíveis
Produzido pelo Acervo da Fundação FHC, o livro reúne e aprofunda as reflexões debatidas em um Seminário Internacional que reuniu juristas, pesquisadores, conservadores, museólogos e arquivistas.
Organizado por Camilla Campoi e Silvana Goulart e disponível para download gratuito, o volume reúne textos de especialistas do Brasil e do exterior que discutem os objetos em sua dimensão documental, explorando usos, funções, materialidades e significados que ampliam o entendimento sobre acervos e práticas de preservação.
O seminário que inspirou a obra reuniu juristas, pesquisadores, conservadores, museólogos e arquivistas para examinar as fronteiras entre documento e objeto, prova e símbolo, materialidade e representação. Ao iluminar esse território interdisciplinar, os autores mostram como artefatos, muitas vezes vistos como periféricos, são elementos essenciais para compreender práticas de Estado, trajetórias pessoais, processos criativos, dinâmicas científicas e políticas públicas de preservação.
Saiba mais:
Assista às gravações dos dois dias do Seminário Internacional
Com contribuições de Alessandra Barbosa, Ana Carolina Delgado Vieira, Bruno Delmas, Carlos Ari Sundfeld, Felipe Andrade Batista, Giselle Peixe, Lucile Suire, Paulo de Freitas Costa, Paulo Elian, Renato de Mattos e Silvana Goulart, o livro consolida debates sobre o papel dos objetos em instituições de custódia, oferecendo repertórios conceituais e metodológicos para sua identificação, descrição, tratamento e conservação.
DOWNLOAD GRATUITO
