Nacionalismo e Democracia na Europa e no Brasil
A publicação oferece uma análise do ressurgimento do nacionalismo associado a ideologias autoritárias na última década e os desafios que impõe à democracia.
O livro reúne seis artigos originais que abordam como o recrudescimento do nacionalismo está sendo enfrentado ou promovido na Europa e no Brasil pela esquerda e direita tradicionais, bem como pelas organizações da sociedade civil.
Danilo Martuccelli, Daphne Halikiopoulou, Michel Wieviorka, Maria Celina D’Araujo, Daniel Aarão Reis e Bernardo Sorj assinam os artigos e exploram caminhos possíveis para um nacionalismo respeitoso dos valores democráticos.
A organização da publicação é de Bernardo Sorj, co-diretor da Plataforma Democrática, e Sergio Fausto, diretor geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso e codiretor da Plataforma Democrática. A Plataforma Democrática é uma iniciativa da Fundação FHC e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.
DOWNLOAD GRATUITOComo entender o ressurgimento do nacionalismo autoritário? Que desafios ele coloca para a democracia? Que respostas as forças democráticas de esquerda e direita podem dar às questões que o nacionalismo autoritário mobiliza? Essas perguntas têm se colocado com força crescente nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina nos últimos dez anos.
Para discutir estas e outras questões, a Fundação FHC realizou um webinar com Bernardo Sorj, diretor da Plataforma Democrática; Daniel Reis, professor da Universidade Federal Fluminense e um dos autores do livro; Maria Alice Rezende de Carvalho, socióloga e historiadora; e Maria Celina D’Araujo, doutora em Ciência Política e uma das autoras da obra.