Brasil: Experiências de (in)segurança pública em São Paulo e Rio de Janeiro
Produzido pelo Diálogo Interamericano, Fundação FHC e Escola de Segurança Multidimensional do Instituto de Relações Internacionais da USP, o relatório aponta os desafios impostos pelo crime organizado e analisa as políticas públicas para enfrentar a insegurança em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O crime organizado — fonte de corrupção e violência — é incompatível com um Estado Democrático de Direito e uma sociedade civilizada. Enfrentá-lo com inteligência e eficácia é essencial para reduzir a violência, combater a corrupção e fortalecer nossa democracia.
Desenvolvido em conjunto pela Fundação FHC, Diálogo Interamericano e Escola de Segurança Multidimensional da USP, o estudo analisa as políticas públicas para enfrentar a insegurança nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O texto — acessível em português e inglês — aborda os desafios impostos pelo crime organizado e propõe uma mudança de direção das políticas de segurança, com maior coordenação entre agências governamentais, forças de segurança e níveis de governo, mais investimento em tecnologia e visão sistêmica da Justiça Criminal e das políticas de proteção social e desenvolvimento local.
DOWNLOAD GRATUITO EM PORTUGUÊS