Publicações
15 de junho de 2015

Dar nome aos documentos – Da Teoria à Prática

Publicação do Acervo da Fundação FHC que analisa a dificuldade de nomear adequadamente os documentos que precisam ser descritos e disponibilizados para consulta.

Arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória enfrentam hoje, mais do que nunca, a dificuldade de nomear adequadamente os documentos que precisam descrever e disponibilizar para consulta. Na medida em que se interessam por tudo aquilo que pode servir de fonte para a pesquisa, e não apenas por documentos que correspondem a atos de caráter administrativo e jurídico, lidam com uma variedade muito grande de linguagens, suportes, técnicas de registro e formatos, sem dispor de repertórios que os auxiliem nessa tarefa.

DOWNLOAD GRATUITO

Imagem que mostra a capa de livro publicado pelo Acervo da Fundação FHC. A capa é vermelha. Ao centro, em preto, o título da obra: Dar nome aos documentos - da teoria à prática. No rodapé, à direita, nomes dos autores. De cima para baixo, são eles: Ana Maria de Almeida Camargo, Bruno Delmas, Danielle Ardaillon, Heloisa Bellotto, Johanna Smit, Mariano García Ruipérez, Sérgio Roberto Costa e Sonia Maria Troitiño Rodriguez.