Conexão América Latina – Um “modelo Bukele” para a América Latina?
Disponível para download gratuito em português e espanhol, este artigo apresenta o atual cenário político do governo de Nayib Bukele, presidente de El Salvador.
O artigo inédito escrito por Lucía Dammert apresenta os diferentes elementos do chamado “modelo Bukele” de segurança pública, destacando, de um lado, os seus resultados e, de outro, os seus métodos e premissas.
O texto da professora titular do Departamento de Estudos Políticos da Universidad de Santiago de Chile argumenta que o “modelo Bukele” é incompatível com o Estado Democrático de Direito e produz ampla violação dos direitos humanos.
Junto com o alerta contra a tentação de adotar o “modelo Bukele” em outros países da América Latina, fica o desafio de construir políticas de combate ao crime organizado em termos compatíveis com a democracia.
DOWNLOAD GRATUITO EM PORTUGUÊSLucía Dammert fala sobre os principais pontos abordados em seu artigo no vídeo:
Sobre a autora:
Lucía Dammert
Socióloga, PhD em Ciência Política pela Universiteit Leiden, Holanda. Trabalhou em instituições acadêmicas nos Estados Unidos, na Argentina e no Chile. Atualmente, é professora titular do Departamento de Estudos Políticos da Universidad de Santiago de Chile.
Saiba mais:
Um dos artigos da edição de outubro do Journal of Democracy em Português trata do atual momento político de El Salvador e busca responder a seguinte pergunta: O modelo Bukele vai se espalhar? Os autores Manuel Meléndez-Sánchez (Harvard University) e Alberto Vergara (Universidad del Pacífico, em Lima) analisam quais as chances do modelo mano dura contra o crime implementado pelo presidente Nayib Bukele, que transformou El Salvador em um país “sem gangues e sem democracia”, se espalhar pela América Latina. “Diante de um apetite público avassalador pela mano dura, os governos adotam políticas populares de combate ao crime que, quase inevitavelmente, fracassam ou têm o efeito contrário. Os governos acabam por reduzir ou abandonar políticas repressivas, até que as demandas públicas desencadeiam uma nova onda de mano durismo. Os direitos individuais sofrem e a insegurança persiste”, escrevem. O texto completo também está disponível para download gratuito.
Conexão América Latina
Publicada pela Plataforma Democrática, a série Conexão América Latina traz ensaios sobre as mudanças políticas, culturais e socioeconômicas que afetam a qualidade da democracia na América Latina, quando não sua própria existência, seja em países específicos, seja em partes da região, seja nela em seu conjunto.