Publicações
26 de março de 2012

Brasil e América do Sul: olhares cruzados

A obra apresenta um quadro construtivo a partir de uma dupla perspectiva: de um lado, como o Brasil vê a América do Sul; de outro, como os demais integrantes da região veem o papel do Brasil na América do Sul.

Para melhor compreender o lugar e o papel do Brasil na América do Sul, este livro reúne artigos de intelectuais brasileiros e de outros países sul-americanos, enriquecidos pelos comentários feitos por lideranças políticas da região. O leitor tem, assim, um quadro construtivo a partir de uma dupla perspectiva: de um lado, como o Brasil vê a América do Sul; de outro, como os demais integrantes da região veem o papel do Brasil na América do Sul.

Fica claro que a liderança brasileira não será o resultado inevitável do maior tamanho de sua população, território e economia. Precisa ser construída a partir das expectativas e percepções dos países vizinhos. Aqui se conhece pouco sobre elas.

Esta obra procura suprir essa lacuna. A como busca chamar a atenção para o fato de que, na política internacional, a geografia conta. E conta muito: queiramos ou não, o Brasil é sul-americano. É melhor entendermos as implicações desse fato, se queremos nos projetar na cena global como um país capaz de olhar para além dos seus próprios interesses imediatos.

DOWNLOAD GRATUITO

Imagem que mostra a capa de um livro da Plataforma Democrática. Na parte superior, fotografia colorida de uma espécie de globo terrestre que destaca o mapa da América do Sul. Na parte inferior, título da obra: Brasil e América do Sul: olhares cruzados. Mais abaixo, nomes dos organizadores: Bernardo Sorj e Sergio Fausto.

Este livro faz parte da série “O Estado da Democracia na América Latina”, do projeto Plataforma Democrática.