América Latina, desafios da democracia e do desenvolvimento (Volume 2)
Este livro foi editado por dois políticos e intelectuais latino-americanos de renome na região e fora dela, ambos engajados nos processos de redemocratização e de reforma em seus respectivos países: Fernando Henrique Cardoso e Alejandro Foxley.
A América Latina começou o século XXI em uma decolagem econômica e social sem precedentes em sua história. Reduzir drasticamente a pobreza, criar mais e melhores empregos, elevar a qualidade de vida e consolidar regimes democráticos não pareciam metas utópicas, mas alcançáveis em prazo relativamente curto de tempo. Tamanho era o impulso que recebíamos da prosperidade global que chegamos a acreditar ser desnecessário um novo esforço de reformas.
A crise global que teve início em 2007 e atingiu a região ao final de 2008 nos fez constatar, uma vez mais, que ciclos exuberantes de crescimento da economia internacional costumam terminar em crises agudas, e que a América Latina, mesmo os maiores países da região, são vulneráveis a essas crises. Embora alguns países estejam mais preparados para enfrentá-las hoje do que no passado, nenhum deles pode se dar ao luxo de “deitar em berço esplêndido”.
Longe disso. Este livro foi editado por dois políticos e intelectuais latino-americanos de renome na região e fora dela, ambos engajados nos processos de redemocratização e de reforma em seus respectivos países: Fernando Henrique Cardoso, conhecido de todos os brasileiros, e Alejandro Foxley, ex-ministro da Fazenda e ex-chanceler do Chile. Ele resulta da colaboração de cientistas políticos, sociólogos e economistas de distintos países latino-americanos, muitos deles com experiência prática na formulação de políticas públicas, em um esforço interdisciplinar de compreensão dos desafios ao desenvolvimento e à democracia na América Latina, neste início de século XXI.
Em cada um dos temas tratados, o leitor encontrará não apenas um diagnóstico, mas também propostas visando à superação dos problemas e à realização das potencialidades dos países latino-americanos. Com esta publicação, busca-se oferecer uma visão de conjunto e de longo prazo, comprometida com uma nova agenda de reformas para a América Latina, construída a partir das lições negativas e positivas do passado recente.