Rio 92
Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum
A II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio 92 ou ECO-92, é realizada no Rio de Janeiro. Nela, representantes de 172 países se reúnem para discutir o desenvolvimento e sua relação com o meio ambiente. Foi um dos mais importantes eventos ambientais da história recente.
1.500 mulheres de 83 países diferentes haviam se reunido em novembro de 1991 no I Congresso Internacional Mulheres por um Planeta Saudável para formar a plataforma conhecida como Agenda 21 de Ação das Mulheres. A intenção era pressionar para que a Rio 92 olhasse para as mulheres como agentes importantes para o desenvolvimento sustentável.
Em consequência dessa pressão, um capítulo inteiro sobre o papel ativo da mulher na busca de um desenvolvimento sustentável e equitativo foi inserido na Agenda 21, um conjunto de diretrizes que os países participantes na Rio-92 se comprometeram a seguir para resolver local e globalmente os problemas socioambientais. O destaque ao papel das mulheres na Agenda 21 refletiu diretrizes da Conferência de Nairóbi sobre os direitos das mulheres, mostrando a alimentação e o reforço mútuo entre distintas iniciativas globais promovidas pela Organização das Nações Unidas. O conceito de desenvolvimento foi enriquecido pela influência recíproca das agendas globais, incorporando dimensões não estritamente econômicas, como as dimensões ambiental e de gênero.
