Política Ambiental

AGÊNCIA BRASIL. Presidente inaugura em Manaus o Sistema de Vigilância da Amazônia. 24/07/2002. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2002-07-24/presidente-inaugura-em-manaus-sistema-de-vigilancia-da-amazonia, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Brasil ratifica Acordo de Paris sobre Mudança do Clima. Meio Ambiente e Energia. 12/09/2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/497879-brasil-ratifica-acordo-de-paris-sobre-mudanca-do-clima/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

AGÊNCIA ESTADO. Incêndio florestal atinge ¼ de Roraima. Folha de Londrina. 12/03/1998. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/incendio-florestal-atinge-14-de-roraima-66249.html, acesso em 16 de novembro de 2023.

AGÊNCIA ESTADO. Para ambientalistas, novo Código Florestal é ‘retrocesso’. Jornal Estado de Minas. 29/05/2012. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/05/29/interna_politica,296975/para-ambientalistas-novo-codigo-florestal-e-retrocesso.shtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

AJB. Cotidiano. Proarco receberá financiamento do BIRD para combater queimadas. Folha de São Paulo. 31/08/1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fol/geral/ult310898116.htm, acesso em 16 de novembro de 2023.

AMÂNCIO, Thiago. Tragédia em Mariana ainda não tem culpados, e Samarco não pagou multas. Folha de São Paulo. 29/01/2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/01/tragedia-em-mariana-ainda-nao-tem-culpados-e-samarco-nao-pagou-multas.shtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

AMARAL, Luciana. Temer inaugura nesta sexta no Nordeste eixo leste da transposição do São Francisco. G1. 10/03/2017.  Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/temer-inaugura-nesta-sexta-no-nordeste-eixo-leste-da-transposicao-do-sao-francisco.ghtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

AMATO, Fábio. Governo realiza o leilão de Libra, a maior reserva de petróleo do Brasil. G1. Economia. 21/10/2013. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/governo-faz-nesta-2-leilao-de-libra-maior-reserva-de-petroleo-do-brasil.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

AMORIM, Cristina. SP e MG unem-se contra Petrobrás pela redução do enxofre no diesel. Estado de São Paulo. 01/11/2007.Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/sp-e-mg-unem-se-contra-petrobras-pela-reducao-do-enxofre-no-diesel/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ANGELO, Claudio; MENCHEN, Denise; RODRIGUES, Fernando. Cúpula repete promessas e adia ações para 2015. Folha de São Paulo. Ambiente. 23/06/2012. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1109292-cupula-repete-promessas-e-adia-acoes-para-2015.shtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ALENCAR, Getulio. Queimadas destroem a Amazônia. Estado de São Paulo. 07/08/1988. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19880807-34801-nac-0028-999-28-not/busca/Amaz%C3%B4nia+desmatamento, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

ALONSO, Angela; VALERIANO, Costa; MACIEL, Débora. Identidade e estratégia na formação do movimento ambientalista brasileiro. Novos estudos CEBRAP, n. 79, São Paulo, nov., 2007.

APREMAVI. FBOMS celebra 30 anos de ativismo socioambiental. 14/07/2020. Disponível em: https://apremavi.org.br/fboms-celebra-30-anos-de-ativismo-socioambiental/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ARAÚJO, Christianne Evaristo de. A partir das águas: argumentações midiatizadas, resistência popular e a transposição do rio São Francisco. 2012. 268 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável). Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE ÓLEOS VEGETAIS. Sustentabilidade. Disponível em: https://abiove.org.br/sustentabilidade/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BALAZINA, Afra; SPINELLI, Evandro. Acordo adia por 4 anos oferta de diesel mais limpo. Folha de São Paulo. Cotidiano. 31/10/2008. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff3110200819.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BBC NEWS BRASIL. Conferência do clima termina com ‘acordo histórico’ contra aquecimento global.12/12/2015. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151212_acordo_paris_tg_rb, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BBC. Quatro fatores para entender a crise do etanol.  Disponível em: 26/04/2013.https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/05/130424_etanol_mdb

BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite. Disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/prodes, acesso em 08/02/2023.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Convenção sobre Mudança do Clima. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2014/08/convencaomudancadoclima.pdf, acesso em 08/02/2023.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. CTNBio. Disponível em: http://ctnbio.mctic.gov.br/a-ctnbio, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério da Política Fundiária e do Desenvolvimento Agrário. O Livro Branco da Grilagem de Terras no Brasil. Incra, 1999.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. I Conferência. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/conferencia-nacional-do-meio-ambiente/i-conferencia, acesso em 08/02/2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/gestao-territorial/combate-a-desertificacao/convencao-da-onu.html, acesso em 08/02/2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Convenção sobre Diversidade Biológica. 17/11/2020. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade/convencao-sobre-diversidade-biologica, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Convenção das Nações Unidas de

Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/gestao-territorial/combate-a-desertificacao/convencao-da-onu.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente.  Agenda 21 Brasileira. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. PPCDAm. 23/09/2016. Disponível em: http://redd.mma.gov.br/pt/acompanhamento-e-a-analise-de-impacto-das-politicas-publicas/ppcdam#:~:text=O%20Plano%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20para,desenvolvimento%20sustent%C3%A1vel%20na%20Amaz%C3%B4nia%20Legal., acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Água Doce. Resumo Executivo: Planos Estaduais do Programa Água Doce 2010-2019. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 2004.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Florestas.  Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/florestas/programa-nacional-de-florestas.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Protocolo de Quioto. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/protocolo-de-quioto.html#:~:text=Criado%20em%201997%2C%20o%20Protocolo,total%20das%20emiss%C3%B5es%20de%201990, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. ARPA – Programa de áreas protegidas da Amazônia. Acervo Instituto Socioambiental. Disponível em: https://documentacao.socioambiental.org/noticias/anexo_noticia/16856_20101026_172301.pdf, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. RenovaBio. Disponível em: http://antigo.mme.gov.br/web/guest/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/acoes-e-programas/programas/renovabio, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Sobre o Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel – PNPB.  Disponível em: http://antigo.mme.gov.br/web/guest/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/acoes-e-programas/programas/biodiesel/sobre-o-pnpb, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério Público Federal. Fase 49ª da Lava Jato apura ilícitos na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. 09/03/2018. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/pr/sala-de-imprensa/noticias-pr/49a-fase-da-lava-jato-apura-ilicitos-na-construcao-da-usina-hidreletrica-de-belo-monte, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério Público Federal. O desastre. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/grandes-casos/caso-samarco/o-desastre, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada para consecução do objetivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. 24/09/2015. Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br/arquivos/documentos/clima/brasil-indc-portugues.pdf, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL ESCOLA. Rio +10.  Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rio-10.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

BRASIL ESCOLA. Proálcool.  Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/proalcool.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

CASTRO, César Nunes de. Revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco: histórico, diagnóstico e desafios. IPEA, 2019.

CARTA DA TERRA INTERNACIONAL. Perguntas Frequentes. Disponível em: https://cartadaterrainternacional.org/sobre-nos/perguntas-frequentes/?doing_wp_cron=1675863839.6263670921325683593750, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

CETESB. Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo. COP15 / MOP5 – Copenhague, Dinamarca (dezembro de 2009). Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencia-das-partes-cop/cop-15-mop-5-copenhague-dinamarca-dezembro-de-2009/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

CHAVES, Célia. PPG7: duas décadas de apoio à proteção das florestas brasileiras. Ministério do Meio Ambiente. 29/09/2009. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/ppg7-duas-decadas-de-apoio-a-protecao-das-florestas-brasileiras, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL. Sobre a Conservação Internacional. Disponível em: https://www.conservation.org/brasil/sobre-nos,  acesso em 07 de fevereiro de 2023.

COORDENAÇÃO-GERAL DE OBSERVAÇÃO DA TERRA. Deter.  Disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/deter/deter, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

CRUZ, Valdo; OLIVEIRA, Ana Carolina. Governo diminui imposto para setor automobilístico. Folha de São Paulo. Poder. 04/08/2011. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0408201102.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

DÉCIO, Tiago; RECONDO, Felipe. Governo pede ao STF volta de obra no São Francisco. Estado de São Paulo. 15/12/2007. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/governo-pede-ao-stf-volta-de-obra-no-sao-francisco/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

DEUTSCHE WELLE BRASIL. Fundo Amazônia. 08/12/2010. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/banco-alem%C3%A3o-kfw-repassar%C3%A1-18-milh%C3%B5es-de-euros-para-fundo-amaz%C3%B4nia/a-6310038, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

DEUTSCHE WELLE. Protocolo de Kyoto foi marco na proteção climática, mas insuficiente. G1. 16/02/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/02/16/protocolo-de-kyoto-foi-marco-na-protecao-climatica-mas-insuficiente.ghtml, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

ELIAS, Juliana. Entenda como funciona a política de preços da Petrobras. CNN. 26/01/2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-como-funciona-a-politica-de-precos-da-petrobras/ , acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ESTADO DE SÃO PAULO. Congresso proíbe caça da baleia. Caderno 2. 17/12/1987. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19871217-34604-nac-0073-cd2-3-not, acesso em 16 de novembro de 2023.

ESTADO DE SÃO PAULO. FHC concorda com fim do racionamento em 1° de março. 19/02/2002. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/fhc-concorda-com-fim-do-racionamento-em-1-de-marco/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ESTADO DE SÃO PAULO. Países lançam Fórum Internacional de Biocombustíveis. 02/03/2007. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/paises-lancam-forum-internacional-de-biocombustiveis/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ESTRATÉGIA ODS. O que são os objetivos de desenvolvimento sustentável? Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/conheca-os-ods/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ETHOS. O Protocolo de Nagoya quer a equidade entre os países. 13/10/2014. Disponível em:https://www.ethos.org.br/cedoc/o-protocolo-de-nagoya-quer-a-equidade-entre-os-paises/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

FELLET, João. Polêmica sobre Belo Monte se arrasta há três décadas; entenda o caso. BBC Brasil. São Paulo, 05/04/2011.Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/04/110404_belo_monte_jf, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Protocolo de Nagoia. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/protocolo-de-nagoia, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

FUNDO BRASIL. Movimento Xingu Vivo para Sempre. Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/projeto/movimento-xingu-vivo-para-sempre-para/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

G1. Bispo encerra greve de fome contra transposição. 20/12/2007.  Disponível em: https://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL235364-5601,00-BISPO+ENCERRA+GREVE+DE+FOME+CONTRA+TRANSPOSICAO.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

G1. Governo anuncia isenção de IPI sobre carros 1.0. 11/12/2008.  Disponível em: https://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL919813-9658,00-GOVERNO+ANUNCIA+ISENCAO+DE+IPI+SOBRE+CARROS.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

G1 RIBEIRÃO E FRANCA. Entidades querem marco regulatório contra crise do setor sucroenergético. 30/08/2013. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/08/entidades-querem-marco-regulatorio-contra-crise-do-setor-sucroenergetico.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

GAMA, Aliny. Brasil vai responder na OEA por violações de direitos humanos em Belo Monte. UOL, Cotidiano, Maceió, 13/01/2016. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/01/13/brasil-vai-responder-na-oea-por-violacoes-de-direitos-humanos-em-belo-monte.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

GIRARDI, Giovana. 24 empresas são condenadas por poluir Cubatão. Estado de São Paulo. 30/09/2017. Disponível em: https://www.estadao.com.br/sustentabilidade/24-empresas-sao-condenadas-por-poluir-cubatao/, acesso em 16 de novembro de 2023.

GREENPEACE BRASIL. Moratória da Soja: mais de uma década de combate ao desmatamento na Amazônia. 10/01/2018. Disponível em:https://www.greenpeace.org/brasil/blog/moratoria-da-soja-mais-de-uma-decada-de-combate-ao-desmatamento-na-amazonia/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

GLOBO RURAL. Governo lança regras para inscrição no Cadastro Ambiental Rural. G1. 07/05/2014.  Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/05/governo-lanca-regras-para-inscricao-no-cadastro-ambiental-rural.htmlhttps://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/05/governo-lanca-regras-para-inscricao-no-cadastro-ambiental-rural.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

GONDIM, Abnor; MAGALHÃES, VERA. Incra cancela cadastro de 3.065 imóveis. Folha de São Paulo. Brasil. 17/12/1999. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1712199915.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

GREENPEACE. 30 anos de Greenpeace Brasil. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/30-anos-de-greenpeace-brasil/, acesso em 07 de fevereiro de 2023.

HAJE, Lara. Política de Resíduos Sólidos prevê o fim dos lixões até 2014. Agência Câmara de Notícias. 12/07/2013. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/409493-politica-de-residuos-solidos-preve-o-fim-dos-lixoes-ate-2014/#:~:text=Munic%C3%ADpios%20que%20n%C3%A3o%20acabarem%20com,pressionam%20para%20prorrogar%20esse%20prazo., acesso em 08 de fevereiro de 2023.

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Qual a diferença entre IBAMA, ICMBio e INEA? Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/cairucu/quem-somos/perguntas-frequentes/com-phocagallery-imagerating/73-qual-a-diferenca-entre-ibama-e-icmbio.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Coord.). Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Relatório Nacional de Acompanhamento. Brasília: IPEA; MP; SPI, 2014.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change: The IPCC Scientific Assessment-Report of IPCC Working Group. Cambridge University Press, 1990.

LADISLAU, Pedro. Petrobras descobre pré-sal, em 2006, e inicia nova era do ‘ouro negro’ no Brasil. Acervo Globo. Economia. 13/11/2017. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/petrobras-descobre-pre-sal-em-2006-inicia-nova-era-do-ouro-negro-no-brasil-22014518, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

LAGE, Janaina. BNDES vê expansão de 81% em biocombustível. Mercado.  Disponível em: 17/11/2008.https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1711200816.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

LARA, Rodrigo. Carro flex completa 10 anos no mercado. Folha de São Paulo. 13/01/2013. Disponível em: http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/1213780-carro-flex-completa-10-anos-no-mercado.shtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

MAIZONNAVE, Fabiano. Em decisão definitiva, Ibama nega licença para exploração de petróleo na foz do Amazonas. Disponível em: 27/12/2018.https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/12/em-decisao-definitiva-ibama-nega-licenca-para-exploracao-de-petroleo-na-foz-do-amazonas.shtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

MESQUITA, João Lara. Recifes na foz do Amazonas, até agora, protegidos pelo Ibama. Estado de São Paulo. Mar Sem Fim. 01/10/2019. Disponível em: https://marsemfim.com.br/corais-na-foz-do-amazonas/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

MOURA, Rodrigo L et al. An extensive reef system at the Amazon River mouth. Science Advances. v. 2, n. 4, 22/04/2016.

MEMÓRIA GLOBO. Assassinato de Chico Mendes. 28/10/2021. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/assassinato-de-chico-mendes/noticia/assassinato-de-chico-mendes.ghtml, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

MENASCHE, Renata. Uma cronologia a partir de recortes de jornais. Dossiê Transgênicos – Cronologia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 7, n. 2, out., 2000.

MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Carta de Brasília Disponível em: https://www.mncr.org.br/sobre-o-mncr/principios-e-objetivos/carta-de-brasilia, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Nossa história. Disponível em: https://www.mncr.org.br/sobre-o-mncr/sua-historia, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 15/09/2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/#:~:text=Os%20Objetivos%20de%20Desenvolvimento%20Sustent%C3%A1vel%20s%C3%A3o%20um%20apelo%20global%20%C3%A0,de%20paz%20e%20de%20prosperidade., acesso em 08 de fevereiro de 2023.

OECO. O que são as Metas de Aichi. Dicionário Ambiental. 24/10/2014. Disponível em: https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28727-o-que-sao-as-metas-de-aichi/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

ODM BRASIL. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Disponível em: http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

PEREIRA, Florência Vaz. Proálcool surge com crise do petróleo. Mercado. 23/08/1999. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi23089914.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

PEREIRA, Luís Filipe. Com histórico de corrupção, Angra 3 segue sem previsão de entrega: obra começou em 1984. G1 Sul do Rio; Costa Verde. 24/06/2017. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/com-historico-de-corrupcao-angra-3-segue-sem-previsao-de-entrega-obra-comecou-em-1984.ghtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

PNUD. As metas de desenvolvimento do milênio. Relatório do desenvolvimento humano 2003. 08/07/2003. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/metas_desenvolvimento_milenio.pdf, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

PRESOTTI, Clarissa. ONGs, indígenas e políticos se  unem contra retrocessos socioambientais. WWF-Brasil. 30/08/2017. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?60362/ONGs-indgenas-e-polticos-se-unem-contra-retrocessos-socioambientais, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

REBELO, Aldo. Sessão 107.1.54.O. Câmara dos Deputados-DETAQ. 11/05/2011. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=107.1.54.O%20%20%20%20%20&nuQuarto=1&nuOrador=2&nuInsercao=1&dtHorarioQuarto=22:10&sgFaseSessao=OD%20%20%20%20%20%20%20%20&Data=11/05/2011&txApelido=ALDO%20REBELO,%20PCDOB-SP&txFaseS, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

REUTERS. Temer sanciona lei do RenovaBio, política de incentivo a biocombustíveis. Folha de São Paulo. Mercado. 27/12/2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1946321-temer-sanciona-lei-do-renovabio-politica-de-incentivo-a-biocombustiveis.shtml, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

RIO+20. Temas. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/temas.html, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

SICAR. Imóveis Rurais. Disponível em: https://www.car.gov.br/publico/imoveis/index, acesso em 31 de julho de 2019.

SOS MATA ATLÂNTICA. História da SOS Mata Atlântica. Disponível em: https://www.sosma.org.br/sobre/historia/, acesso em 07/02/2023.

TEIXEIRA, Gisele. Minc quer estender moratória da soja para madeireiras e frigoríficos. Ministério do Meio Ambiente. 27/06/2008. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/minc-quer-estender-moratoria-da-soja-para-madeireiras-e-frigorificos, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

TERRA. Belo Monte e Jirau. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/infograficos/polemicas-governo-lula/polemicas-governo-lula-02.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

THUSWOHL, Maurício. Cientistas constatam lobby da indústria e põem sob suspeita a nova CTNBio. Repórter Brasil. 09/11/2005. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2005/11/cientistas-constatam-lobby-da-industria-e-poem-sob-suspeita-a-nova-ctnbio/, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

UN ENVIRONMENT PROGRAMME. Brasil anuncia criação de duas áreas de proteção marinha e supera meta de Convenção da ONU. 20/03/2018. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/news/brasil-anuncia-criacao-de-duas-areas-de-protecao-marinha-e-supera-meta, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

UOL. Grupo com Petrobras, Shell, Total e chineses vence 1º leilão do pré-sal. Economia. 21/10/2013. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/21/resultado-leilao-pre-sal-libra.htm, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

QUERO, Caio. Entenda a polêmica envolvendo a usina de Belo Monte. BBC Brasil. São Paulo, 19/04/2010.Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/04/100419_belomonte_qandanovo_cq, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

UNITED NATIONS. Report of the World Commission on Environment and Development: Our Common Future. 1987.

WORLD METEOROLOGICAL ORGANIZATION; UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. Report of the first session of the WMO/UNEP Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Geneva, 9-11 nov., 1988. Disponível em: https://library.wmo.int/doc_num.php?explnum_id=4858, acesso em 23 de fevereiro de 2023.

WWF-BRASIL. Governo publica decreto que coloca em risco nove áreas protegidas na Amazônia. 23/08/2017. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?60262/Governo-publica-decreto-que-coloca-em-risco-nove-reas-protegidas-na-Amaznia, acesso em 08 de fevereiro de 2023.

WWF. Linha do Tempo. Disponível em: https://www.wwf.org.br/sobrenos/linhadotempo/, acesso em 07 de fevereiro de 2023.