Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/30/51/pdt_bnn_13051.jpg

» Publicações

Transições Democráticas - Ensinamentos dos Líderes Políticos

Edição virtual do livro “Transições democráticas: Ensinamentos dos líderes políticos” (Democratic Transitions: Conversations with World Leaders, no original em inglês). Feita em parceria com o International IDEA, a obra traz entrevistas com lideranças políticas sobre seu papel na transformação de regimes autocráticos em democráticos nos anos 1980 e 1990. Moderadas por Abraham Lowenthal e Sergio Bitar, elas descrevem os dilemas vividos por personalidades como Fernando Henrique Cardoso, no Brasil; Patricio Aylwin e Ricardo Lagos, no Chile; Felipe González, na Espanha; e Ernesto Zedillo, no México; nos complexos processos de enfrentamento e negociação destes períodos de transição institucional.

“Transições democráticas: Ensinamentos dos líderes políticos” oferece ao leitor uma reflexão sobre o papel das lideranças políticas tanto para construir e restabelecer a democracia, quanto para preservá-la de novas formas de autoritarismo – ainda que mais sutis, mas nem por isso inofensivas à saúde das democracias liberais. 

Clique aqui para acessar o livro na íntegra.

Veja Também:

Debate “Transições democráticas: lições para enfrentar a ameaça do populismo”, promovido pela Fundação FHC em agosto de 2019.

 

Mais sobre Publicações