» Publicações

Em que mundo vivemos?

Vivemos em tempos perigosos, em que as sociedades podem acabar escorregando para a destruição dos fundamentos da vida democrática, que depende do debate informado e do respeito ao pluralismo de ideias.

A dificuldade de enxergar como será o futuro afeta nossa compreensão do presente. Por quê? Porque quando deixam de ter esperanças sobre o que virá, as pessoas se voltam a um passado idealizado; quando os partidos políticos não oferecem respostas, líderes políticos demagógicos que se apresentam como antipolíticos são glorificados; e quando as elites que personificavam os valores da razão são desacreditadas, a mentira e a ignorância são promovidas.

O livro analisa as relações entre capitalismo e democracia e os diversos conflitos que produzem -  econômicos, políticos e culturais -, os valores e interesses por trás deles, e os desafios colocados pela ascensão de tendências autoritárias a nível nacional e internacional. Capitalismo e democracia revolucionam constantemente os sistemas produtivos e sociais, exigindo periodicamente a renovação dos arranjos políticos que organizam as demandas e asseguram a coesão social. Quando prevalecem soluções virtuosas, perseveram novos patamares civilizatórios de convivência pacífica e melhoria da qualidade de vida. Quando se estabelece a polarização destrutiva, cresce o risco de desestabilização da democracia e instalação do autoritarismo e de regimes autoritários.

- Baixe aqui o livro online completo. É gratuito!

- Clique aqui para comprar a versão impressa.

A obra faz parte da coleção “O Estado da Democracia na América Latina”, dirigida por Bernardo Sorj e Sergio Fausto.

Mais sobre Publicações