Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/css/images/int-header1.jpg

Iniciativas » Diálogo na Web

Posse de armas: qual deve ser o alvo da política?


Em janeiro deste ano, cumprindo promessa de campanha, o presidente Bolsonaro publicou decreto que facilitou a posse de armas em casa e no trabalho para cidadãos comuns, preenchidas certas condições. Muitos dos defensores da decisão a veem como o primeiro passo para liberalizar também o porte de armas. Num país onde, segundo estimativas, 14 milhões de armas circulam ilegalmente, é hora de perguntar se a medida adotada pelo governo é um tiro destinado a acertar o alvo ou sair pela culatra e, na segunda hipótese, qual a política de controle de armas mais eficaz para reduzir as altas taxas de homicídio que amedrontam a sociedade brasileira.

Para debater o tema, a Fundação FHC, com apoio do Quebrando o Tabu, realizou mais um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook. Os convidados foram Samira Bueno (diretora executiva da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e Leandro Piquet (economista, cientista político e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP).

Convidados


Samira Bueno
Diretora executiva da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e pesquisadora na mesma instituição. Em 2017, ganhou o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos.



Leandro Piquet
Economista e cientista político, é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP. Membro do Conselho de Segurança Pública da Cidade de São Paulo, coordena a Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, programa de extensão da USP apoiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Debate na íntegra:

Mais sobre Diálogo na Web