Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/32/48/pdt_bnn_13248.jpg

Projetos » Minidocs

Minidocs

O objetivo deste conteúdo audiovisual é contribuir para uma melhor compreensão de uma realidade cada vez mais presente no mundo em que vivemos.

A série “Vale a Pena Perguntar”, em formato de mini documentário, busca disseminar conhecimento bem fundamentado sobre assuntos relevantes para o futuro da democracia, como os impactos da inteligência artificial na economia e na sociedade e a relação entre religião e política, por exemplo. 

Cada temporada traz um conjunto de episódios curtos — que podem ou não ser vistos separadamente — em que professores e pesquisadores renomados compartilham seu conhecimento em linguagem não acadêmica. 
 

Vale a Pena Perguntar | Inteligência Artificial, Democracia e Políticas Públicas

A primeira temporada aborda as relações da Inteligência Artificial (IA) com a democracia e as políticas públicas. 

Como funciona a Inteligência Artificial? Quais as possibilidades para enfrentar os desafios que seu uso coloca para a privacidade, a transparência e a não discriminação racial e de gênero? Que ganhos de eficiência e bem-estar essa tecnologia pode trazer para a sociedade? Esta temporada trata destas e outras questões em três episódios.

        - Assista à primeira temporada



 

Vale a Pena Perguntar | A relação entre Estado e religião

A segunda temporada aborda um tema fundamental para os rumos da democracia no Brasil: as relações entre Estado e religião.

O que é laicidade? O Brasil é laico? Que mudanças estão acontecendo no campo religioso brasileiro? Quais são os limites entre a religião e o interesse público? O que caracteriza a direita religiosa? Estas são algumas das questões que permeiam os quatro episódios desta temporada.

        - Assista à segunda temporada



 

Vale a Pena Perguntar | Digitalização e mercado de trabalho

A terceira temporada trata dos impactos da digitalização no mercado de trabalho no Brasil.

A introdução de novas tecnologias é uma ameaça para o trabalho? O que é a Gig Economy? Qual o impacto das plataformas? As regulações trabalhistas que temos hoje no Brasil são suficientes para esse novo cenário? O que podemos aprender com experiências internacionais? 

Seis especialistas refletem sobre o passado e presente, e compartilham suas ideias sobre como reduzir as desigualdades que as novas tecnologias tendem a produzir.

       - Assista à terceira temporada 



Vale a Pena Perguntar | Meio Ambiente e Desenvolvimento

A quarta temporada aborda a relação entre meio ambiente e desenvolvimento.

O Brasil é um país-chave na produção e exportação de alimentos, na preservação da biodiversidade e no enfrentamento da mudança climática. O futuro do país depende da sua capacidade de oferecer soluções a esses desafios, para nós mesmos e para o planeta. Não basta acabar com o desmatamento na Amazônia. É preciso avançar mais e mais rápido em um modelo de desenvolvimento que permita a inserção do país no mundo, com maior preservação do meio ambiente. Estamos preparados?

Cinco especialistas compartilham suas ideias sobre caminhos possíveis para o Brasil liderar a transição global para um desenvolvimento socialmente justo e com respeito ao meio ambiente. 

        - Assista à quarta temporada