Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/32/49/pdt_bnn_13249.jpg

Projetos » Materiais Paradidáticos

Materiais Paradidáticos

O desenvolvimento da capacidade de pensar com autonomia e conviver com quem pensa diferente é parte integrante de uma educação orientada por valores humanistas e democráticos. O mundo da pós-verdade e das “guerras culturais” coloca desafios enormes para as democracias. 

Buscamos contribuir para superá-los com a produção de materiais paradidáticos — com reflexões e atividades de apoio que podem ser adaptadas em sala de aula — que ajudem os professores a desenvolver, em seus alunos, as competências necessárias para enfrentar a desinformação deliberada e a polarização destrutiva que ameaçam as sociedades abertas e democráticas.

Corações e Mentes - Pensando de forma autônoma fora e dentro da internet

“Corações e Mentes” é um e-book gratuito voltado, sobretudo, para professores e alunos, e traz reflexões e atividades que podem ser adaptadas em sala de aula para desenvolver o pensamento crítico e autônomo dos alunos dentro e fora da internet.

A educação orientada por valores humanistas e democráticos é um processo permanente de amadurecimento de nossa capacidade de aprendizagem e de convivência. Desenvolver a inteligência emocional e o discernimento fundado na razão é ainda mais necessário num mundo em que a tecnologia incentiva as pessoas a se comunicar de modo quase instantâneo, sem tempo para avaliar as consequências do que dizem e divulgam.

       - Clique aqui para baixar o e-book completo - versão para professores

São conhecidos os desafios que as redes sociais apresentam para a tarefa de educar: manipulação de imagens e textos, fake news, mensagens de ódio, falsificação de identidade, bolhas de informação etc. Como podemos educar as crianças para lidar com os desafios que esse novo universo apresenta? O livro Pensando de forma autônoma dentro e fora da internet  – Guia para Famílias traz respostas a esta questão, além de fortalecer os valores de convivência social e a capacidade de reflexão autônoma.

       - Clique aqui para baixar o e-book completo - versão para famílias

 

Corações e Mentes - Ensino Religioso e Valores Democráticos

Esta publicação é dedicada ao tema do ensino religioso. Além de trazer reflexões gerais sobre essa temática, oferece ainda sugestões de habilidades, orientações sobre como trabalhá-las em sala de aula e links de materiais complementares.

O livro está dividido em duas partes:

1- Reflexões para repensar o ensino religioso e inspirar sua revisão de modo a torná-lo parte integral de uma educação para a cidadania; 

2- Proposta de diretrizes curriculares para complementar o esforço dos professores de ensino religioso, respeitando os limites atuais da BNCC.

      - Clique aqui para baixar o e-book completo - versão sobre ensino religioso
e valores democráticos

 

Sobrevivendo nas Redes: Guia do Cidadão

Este guia da Plataforma Democrática explica o funcionamento das ferramentas digitais que utilizamos no dia a dia para nos informarmos e posicionarmos politicamente nas redes sociais. Além disso, contribui para o desenvolvimento de uma interação crítica e responsável com as informações que circulam na Internet.

Para sobreviver nas redes é necessário identificar e não divulgar fake news, proteger o espaço virtual da ação de perfis falsos, da formação de bolhas de opinião e da polarização destrutiva.

       - Baixe o livro gratuitamente!