Acervo FHC e Ruth

História Oral

Entre 2009 e 2012 foram entrevistadas pessoas que participaram da Assembleia Constituinte e outras que fizeram parte do governo FHC. Tais depoimentos, organizados em temas, são publicados periodicamente nesta seção.

O Programa de História Oral foi concebido para contextualizar os documentos preservados no Acervo da Fundação. Entre 2009 e 2012 foram realizadas mais de 60 entrevistas sobre a elaboração da Constituição de 1988 e os dois mandatos presidenciais de FHC. As edições audiovisuais desses depoimentos fazem parte de exposições nos ambientes da instituição.

Na parte referente ao governo, os depoentes trataram de suas experiências no desempenho de funções relevantes, com a perspectiva de oferecer subsídios para um melhor entendimento do jogo do poder em tempos de democracia. Os depoimentos levam em conta o pensamento desses atores políticos, o contexto e a natureza das relações entre os interlocutores da época. O Programa dá ao Acervo uma dimensão incomum por abordar o que não foi registrado nos documentos escritos.

Nossa abordagem diverge da prática tradicional de História Oral em vários aspectos. Em lugar de se concentrar em uma única personalidade, questão ou tipo de atividade, foram convocados atores políticos sem a preocupação de registrar suas biografias em detalhes.