Crescimento da população vivendo na rua e Covid-19: como enfrentar esse problema?

/ Transmissão online - via Zoom

A evolução do Covid-19 em São Paulo traz insegurança para todos, mas alguns grupos estão mais vulneráveis à doença, como a população em situação de rua. Segundo os dados da Prefeitura de São Paulo, essa população cresceu 60% em relação a 2015: são 24.344 pessoas vivendo nas ruas. Mudou também o seu perfil: há um percentual maior de famílias. Quais são as causas desse crescimento? Quem são as pessoas vivendo em situação de rua e quais as suas fragilidades? Como proteger essa população em face da pandemia?

Neste Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook em parceria com o Quebrando o Tabu, conversamos com Douglas Carneiro (coordenador do SUAS na Prefeitura de SP), Jorge Broide (psicólogo e psicanalista) e Silvia Maria Schor (economista e professora do Departamento de Economia da FEA-USP).

Douglas Carneiro
Bacharel em Relações Internacionais (USP) e mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento (IPEA), é coordenador de Gestão do SUAS na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento da Prefeitura de São Paulo. Servidor público federal da carreira de analista de Políticas Sociais.

Jorge Broide
Psicólogo, psicanalista, professor do curso de Psicologia da PUC/SP, professor convidado do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da USP, trabalha desde 1976 com população em situação de rua.

Silvia Maria Schor
Doutora em Teoria Econômica (IPE-USP), é professora do Departamento de Economia da FEA-USP e coordenadora da área de pesquisa “Habitação de Interesse Social” da FIPE e da Rede Brasileira de Pesquisadores sobre População em Situação de Rua. Coordenou os Censos de População em Situação de Rua para a Prefeitura de São Paulo em 2015, 2009, 2003 e 2000.

Debate na íntegra: