Desafios do sistema político brasileiro
Disponível para download gratuito, o livro apresenta diagnósticos e caminhos possíveis para melhorar a representatividade e governança democrática no país.
A publicação tem como objetivo retomar um debate fundamental sobre as reformas políticas necessárias para melhorar a qualidade e fortalecer a democracia brasileira, que, nas últimas décadas, tem enfrentado períodos de retrocesso e ameaças de forças antidemocráticas.
Foram reunidos no livro seis artigos originais sobre aspectos do sistema político brasileiro passíveis de serem aperfeiçoados com mudanças na legislação eleitoral e partidária e no processo orçamentário, além de análises sobre as transformações das redes sociais e da sociedade civil que afetam a qualidade da democracia.
Assinados por Adrian Gurza Lavalle, Bruno Carazza, Denise Goulart Schlickmann, Heloisa Massaro, Marcus André Melo e Marcus Pestana, os artigos trazem diagnósticos e caminhos possíveis para melhorar a representatividade e governança democrática no país.
A organização da publicação é de Bernardo Sorj, co-diretor da Plataforma Democrática, e Sergio Fausto, diretor geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso e co-diretor da Plataforma Democrática. A PD é uma iniciativa da Fundação FHC e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.
O sistema político-partidário apresenta múltiplos sinais de crise. Quais alterações no sistema eleitoral e partidário poderiam reduzir o déficit de representação no país? Como reduzir os custos e desconcentrar os recursos públicos destinados a campanhas eleitorais? Como fortalecer o controle social do financiamento de partidos e campanhas? Especialistas e políticos estiveram na Fundação FHC para debater estas questões, o diagnóstico e as propostas reunidas neste livro.
O vídeo abaixo é um pequeno resumo do evento. Leia mais sobre o debate nesta página.
Veja também a playlist de vídeos da série “Na Voz do Autor”, que traz depoimentos e análises dos autores sobre os artigos publicados.