Publicações
31 de maio de 2022

Identidades e Crise das Democracias

Finalista do Prêmio Jabuti, o livro apresenta uma reflexão sobre o tema da identidade ou da crise de identidade. A obra completa está disponível para download gratuito.

Este livro apresenta uma reflexão sobre o tema da identidade ou, mais precisamente, o da crise de identidade, pois a preocupação identitária surge em tempos de mudanças e turbulência, individual e social, quando as pessoas se perguntam “quem sou eu” e “quem somos nós”.

Neste ensaio, escrito pelo sociólogo Bernardo Sorj, o objetivo foi mostrar como as identidades ordenam nossa compreensão da realidade e delimitam nosso horizonte cognitivo e afetivo. O percurso escolhido foi o do distanciamento da conjuntura atual para compreendermos, inicialmente, os fundamentos das identidades – coletivas e individuais.

DOWNLOAD GRATUITO

Capa na cor azul do livro Identidades e Crise das Democracias. O título da obra está escrito um pouco acima do centro. Acima do título, nome do autor, Bernardo Sor, escrito na cor cobre. Ao centro, uma ilustração de um homem andando sobre uma espécie de forma geométrica. No rodapé, logo da Plataforma Democrática.

O desafio é reconhecer nossas limitações, procurando recursos de sabedoria, de ação e/ou de celebração da vida nas identidades coletivas, sem que as transformemos em antolhos que nos incapacitem a aprender, dialogar e a nos enriquecer com a alteridade. Caso contrário, as identidades coletivas podem escorregar na estigmatização, humilhação e cancelamento de quem é diferente. Perigo do qual não estão livres, inclusive, aqueles que lutam contra diversas formas de opressão.

O livro também está disponível na versão impressa.

A Fundação FHC promoveu um webinar para marcar o lançamento do livro. Conversamos com Bernardo Sorj, autor do livro; Omar Ribeiro Thomaz, professor da Unicamp; e Sergio Abranches, escritor e mestre em Sociologia.