Identidades e Crise das Democracias
Finalista do Prêmio Jabuti, o livro apresenta uma reflexão sobre o tema da identidade ou da crise de identidade. A obra completa está disponível para download gratuito.
Este livro apresenta uma reflexão sobre o tema da identidade ou, mais precisamente, o da crise de identidade, pois a preocupação identitária surge em tempos de mudanças e turbulência, individual e social, quando as pessoas se perguntam “quem sou eu” e “quem somos nós”.
Neste ensaio, escrito pelo sociólogo Bernardo Sorj, o objetivo foi mostrar como as identidades ordenam nossa compreensão da realidade e delimitam nosso horizonte cognitivo e afetivo. O percurso escolhido foi o do distanciamento da conjuntura atual para compreendermos, inicialmente, os fundamentos das identidades – coletivas e individuais.
DOWNLOAD GRATUITOO desafio é reconhecer nossas limitações, procurando recursos de sabedoria, de ação e/ou de celebração da vida nas identidades coletivas, sem que as transformemos em antolhos que nos incapacitem a aprender, dialogar e a nos enriquecer com a alteridade. Caso contrário, as identidades coletivas podem escorregar na estigmatização, humilhação e cancelamento de quem é diferente. Perigo do qual não estão livres, inclusive, aqueles que lutam contra diversas formas de opressão.
O livro também está disponível na versão impressa.
A Fundação FHC promoveu um webinar para marcar o lançamento do livro. Conversamos com Bernardo Sorj, autor do livro; Omar Ribeiro Thomaz, professor da Unicamp; e Sergio Abranches, escritor e mestre em Sociologia.