31 de janeiro de 2012

Por uma governança global democrática

Primeira publicação de uma série que a Fundação FHC produziu para divulgar o conteúdo de suas atividades como centro de reflexão e debate sobre temas atuais da agenda brasileira e internacional.

Alvo de interesse e de atenção crescentes nos últimos anos, o tema colocado em pauta no debate de inauguração da Fundação FHC, “Por uma Gover­nança Global Democrática”, em maio de 2004, foi como construir instituições e práticas democráticas capazes de lidar satisfatoriamente com um número cada vez maior de problemas que ultrapassam as fronteiras de cada país e se colocam como verdadeiros desafios globais.

O primeiro painel do evento, “Ordem cosmopolita: uma construção interrompida?”, tratou das reformas possíveis – e necessárias – nas instituições criadas ao final da Segunda Guerra Mundial, em particular a ONU. O segundo painel, “O papel da sociedade civil global”, discutiu a importância das organizações não-governamentais na construção de uma governança global, que, para ser democrática, não deve ser tarefa exclusiva dos Estados e das instituições oficiais multilaterais.

Com 175 páginas, o livro reúne os textos que serviram de base às palestras e aos comen­tários do debate. Foi a primeira publicação de uma série que a Fundação FHC produziu para divulgar o conteúdo de suas atividades como centro de reflexão e debate sobre temas atuais da agenda brasileira e internacional, abordados sempre sob uma perspec­tiva abrangente, pluralista e interdisciplinar.

Imagem que mostra a capa de um livro da Fundação FHC. A capa é amarela. No topo, em preto, o título: Por uma governança global democrática. Mais abaixo, nomes dos autores. De cima para baixo, são eles: António Guterres, Bill Clinton, Celso Lafer, John Clark, Fernando Henrique Cardoso, Lionel Jospin, Manuel Castells, Mary Kaldor, Miguel Darcy de Oliveira, Rubens Ricupero e Ruth Cardoso.