10 de junho de 2016

Ativismo Político em Tempos de Internet

O livro ressalta os enormes desafios enfrentados pelas democracias contemporâneas, como desigualdade social e partidos políticos fragilizados.

As democracias contemporâneas enfrentam enormes desafios: partidos políticos fragilizados, processos globais que redefinem as possibilidades de ação do Estado nacional, desigualdade social e desconfiança em relação aos políticos. Todos esses temas, e outros não mencionados, são perpassados e influenciados pelos novos meios de comunicação. Construir um espaço público virtual capaz de neutralizar os usos nocivos e potencializar seu lado virtuoso é o grande desafio do ciberativismo.

Este livro contém 19 estudos de caso em seis países sul-americanos, apresentando uma ampla gama de experiências inovadoras e seus impactos nas formas de organização e de atuação da sociedade civil, partidos políticos e governos. Todos indicam novas possibilidades e desafios ao desenvolvimento de relações virtuosas entre as formas tradicionais de participação  e o ativismo no espaço virtual.

DOWNLOAD GRATUITO

Imagem que mostra a capa de uma publicação da Plataforma Democrática. Na parte superior, fotografia em preto e branco de pessoas em uma manifestação. Na parte inferior, em preto, o título do livro: Ativismo Político em tempos de Internet. Mais abaixo, nomes dos organizadores: Bernardo Sorj e Sergio Fausto. No rodapé, logo da Plataforma Democrática.

Leia também o texto sobre o debate Ativismo Político em Tempos de Internet.

Este livro faz parte da série O Estado da Democracia na América Latina, do projeto Plataforma Democrática.