09 de setembro de 2024

Descarbonização, Desafios e Oportunidades para a Indústria Brasileira – Diagnóstico e Propostas

Elaborados em parceria com o Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES), estes três papers dizem respeito aos desafios e oportunidades para a indústria brasileira em um mundo que precisa se descarbonizar.

Os papers fazem um inventário analítico das políticas industriais de reestruturação e diversificação “verdes” que estão sendo realizadas em outros países, em particular nos Estados Unidos e na União Europeia, mas também na Ásia, identificam os instrumentos utilizados e apontam o montante de recursos mobilizados. Nesse contexto, avaliam as possibilidades que tem o Brasil para promover políticas de reestruturação e/ou diversificação “verdes”, chamando a atenção para os trade-offs existentes entre uma e outra vertente de política industrial, bem maiores do que no caso dos países desenvolvidos, dadas as mais severas restrições fiscais enfrentadas pelo Brasil.

As publicações demarcam o campo de jogo e assinalam as vantagens e desvantagens relativas de diferentes opções tático-estratégicas. Acreditamos ser esta a principal função do conhecimento técnico numa democracia.

Os três papers estão disponíveis para download gratuito.

A indústria brasileira e os desafios da transição verde Políticas industriais verdes: experiência internacional e desafios para o país Políticas de precificação do carbono: os sistemas de comércio de emissões

Desenvolvimento e Sustentabilidade

Com o propósito de dar sua contribuição para que o Brasil ocupe um lugar de destaque no mundo no século 21, a Fundação FHC tem realizado webinars e debates presenciais, produzido vídeos, linhas do tempo e publicações sobre o tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. Clique aqui para acessar a página que reúne alguns desses conteúdos.