Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum
Criado o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com foco no desenvolvimento rural sustentável de pequenos agricultores. O programa envolve instrumentos de mercado (como financiamento com baixas taxas de juros) e aspectos estruturais (infraestrutura, pesquisa e educação).
Na primeira concessão de crédito do programa referente à safra 1995/1996, 33.227 contratos são realizados, movimentando R$ 89 milhões, segundo dados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo.
Mais tarde, no governo Lula, o programa é ampliado, tanto em volume de crédito (9 bilhões na safra 2005/2006 x 2,3 bilhões na safra 2002/2003) e número de produtores financiados quanto em modalidades de financiamento, como o Pronaf Alimentos, focado em empréstimos para produção de alimentos para o Programa Fome Zero. Além disso, o Pronaf passa a englobar outras formas de apoio à agricultura familiar. São criadas, por exemplo, diferentes modalidades de seguro agrícola para assegurar a produção da agricultura familiar, como o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar.
Confira a seguir fala do presidente FHC no programa A Voz do Brasil:
Áudio: Radiojornal sobre o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Brasília, 06/08/1996. (Acervo Pres. F. H. Cardoso)/Produtor: Radiobrás – Programa Palavra do Presidente.
Veja também reportagem com o Ministro de Agricultura Arlindo Porto e o presidente FHC na assinatura do decreto de regulamentação do Pronaf:
Vídeo: Brasília, 28/06/1996. (Acervo Pres. F. H. Cardoso)/Produtor: não identificado.
