Parte da linha do tempoSaúde
2003

Política Nacional de Atenção às Urgências

Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum, Temas estratégicos lorem ipsum

Em 29 de setembro, por meio da Portaria GM/MS nº 1.863, é instituída a Política Nacional de Atenção às Urgências (Pnau). No mesmo dia, a Portaria GM/MS nº 1.864 estabelece o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), componente de socorro pré-hospitalar da Pnau, o primeiro a ser implantado. Outro componente previsto na política é o pré-hospitalar fixo, composto pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades de Saúde da Família e Agentes Comunitários, além de ambulatórios especializados. A Pnau objetiva garantir a universalidade, a equidade e a integralidade no atendimento às urgências, intermediando a atenção básica e os serviços de média e alta complexidade. Entre 2003 e 2008, a ênfase foi a implementação do SAMU; a partir de 2009, o atendimento de urgências nas UPAs. 

Em 2011, a Portaria GM/MS nº1600, institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS) com a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, melhorando o atendimento em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde. É constituída pela Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde; Atenção Básica; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional do SUS; UPA 24h; Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.